Ratinho Jr. envia projeto para acabar com obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná

Governo quer permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual

O governo estadual enviou nesta quarta-feira (9) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que revoga a lei que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná (Lei n.° 20.189, de 28 de abril de 2020) e dá prerrogativa exclusiva ao Poder Executivo para elaborar os critérios sobre o uso de máscara facial durante a pandemia.

Se for aprovado na Alep, a Secretaria de Estado da Saúde definirá os detalhes sobre o uso da máscara. Uma das hipóteses é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual. A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Sesa e leva em consideração a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.

O projeto deve ter uma tramitação rápida na Assembleia e conta com apoio declarado de boa parte da base aliada do governador na Casa.

Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta quarta-feira (9), 532 novos casos de covid-19 e cinco mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Até esta quarta, foram contabilizadas 8.158 mortes na capitalprovocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 412.423 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 400.403 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 3.862 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima