O governo do Paraná gastou R$ 2,6 milhões em publicidade para informar à população que devolveu uma aeronave locada na gestão passada e que custava R$ 4,5 milhões por ano aos cofres do estado. O dado é oficial, e consta de uma resposta dada pelo secretário de Comunicação, Hudson José, a um pedido de informações do deputado Requião Filho (MDB).
Segundo o documento oficial, o gasto com a campanha foi de R$ 2.643.561,07. Isso significa que o governo gastou só em propaganda, até maio, o equivalente a 58% do valor que poderia ser economizado com a devolução da aeronave.
Na resposta ao deputado, o secretário afirma que a campanha “visou demonstrar a economia de gastos considerados supérfluos pelo governo atual, com a rescisão de contrato de locação de jato para uso exclusivo do governador, desta forma este recurso pode ser usado em outras ações de interesse social”.
O governo ainda tenta dizer que o custo se justifica de outro modo. “Importante salientar que além da informação principal, a peça publicitária remete a site: www.aen.pr.gov.br, na qual possui inúmeras informações sobre a economia gerada no primeiro trimestre.”
Depois da devolução da aeronave, o governo locou mais um avião, embora afirme que o novo veículo será preferencialmente usado para transporte de órgãos e tecidos. O governo também de dono de três aviões de pequeno porte.
Atualmente, Ratinho viaja no avião da Copel, por meio de um contrato entre o governo e a estatal – o que também, obviamente, implica custos para o contribuinte.