18 mar 2021 - 12h17

Ratinho e Greca continuaram política de Bolsonaro para Covid-19 no PR, diz pesquisa da UFPR

Pesquisadores não encontraram ações do governador e do prefeito que destoassem da conduta do presidente

Em colapso, o sistema de saúde do Paraná tinha, em 17 de março, 5.988 pacientes com Covid-19 precisando de internação para 4.396 leitos ativados. Apesar disso, o governo de Ratinho Jr. acaba de renovar até 1º de abril medidas mais brandas de isolamento social. As ações do governador, aponta relatório de pesquisadores da unidade de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano (PDUR), da UFPR, se alinharam ao do presidente Jair Bolsonaro, que em um ano minimizou a gravidade da pandemia e não tomou nenhuma medida eficaz para evitar a atual situação de colapso.

“O enfrentamento da pandemia na RMC priorizou, a princípio, a preservação da economia em detrimento da saúde dos cidadãos, mesmo que oficialmente o poder público local não admita, sua política está alinhada ao posicionamento do Presidente Jair Bolsonaro, que aposta na chamada “imunidade de rebanho”, hipótese sem comprovação cientifica em nenhum país do mundo”, afirma o relatório.

A conclusão é baseada na análise das ações, leis e decretos emitidos por Ratinho e pelo prefeito Rafael Greca em dez meses de pandemia (março a dezembro de 2020).

Os pesquisadores apontam que, na condução da resposta do Paraná à pandemia, Ratinho não chegou a ser tão enfático quanto Bolsonaro em negar a relevância da prevenção, mas agiu de forma a minimizar a importância do combate à doença. Ratinho, por exemplo, “nunca cobrou a implantação de um plano nacional de combate à Covid-19, e se recusou a endossar cartas assinadas por governadores de diversos Estados que dirigiam críticas ao presidente, por suas declarações negacionistas, seus ataques antidemocráticos, e mais recentemente pelo fracasso diplomático nas negociações com China e Índia nas negociações das vacinas”.

O relatório do PDUR também destaca a atuação do governador no desenvolvimento e fabricação da vacina russa Sputnik no Estado. “Em agosto havia anunciado acordo para testagem e eventual produção da vacina, porém a cooperação previa a submissão de dados à Anvisa em setembro e a realização de testes em outubro, procedimentos que não ocorreram.”

O estudo completo da UFPR pode ser consultado aqui:

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Assuntos:

4 comentários sobre “Ratinho e Greca continuaram política de Bolsonaro para Covid-19 no PR, diz pesquisa da UFPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds