O Brasil registrou 65,2 milhões de consumidores inadimplentes em fevereiro, conforme divulgou no começo de abril a Serasa. Essa marca não era atingida desde maio de 2020, no início da pandemia da covid-19. Esses cidadãos têm R$ 263,4 bilhões em dívidas negativadas (em atraso).
Algumas das contas que podem pesar no bolso dos paranaenses são as tarifas da Copel e da Sanepar.
Para regularizar as contas em atraso, o processo é simples. No caso da Sanepar é possível pagar o boleto com atraso e aguardar a conta seguinte, na qual serão feitas as cobranças de juros e correções.
É possível consultar no site a lista de locais que fazem o recebimento do talão fora do prazo de vencimento. Além disso, o cliente também pode ir pessoalmente até a Central de Relacionamento ou entrar em contato através do 0800 200 0115.
Por causa da Pandemia da Covid-19, a Sanepar não está interrompendo o serviço. A empresa não divulga o número de faturas em atraso.
Copel
Enquanto o consumidor aguarda o ressarcimento do pagamento do Pis/Cofins na tarifa da Copel, pode regularizar as contas que estão em atraso usando o PIX.
A emissão da segunda via pode ser feita diretamente no site, ou no aplicativo. Também é possível obter o código de barras através do telefone 0800 51 00 116 . Débitos de até R$ 10 mil podem ser parcelados pelo site.
Para quem está com o orçamento apertado, a Copel parcela os valores devidos também no atendimento presencial.
As facilidades para efetuar o pagamento evitam a interrupção do serviço que pode ser feita 15 dias depois da notificação do cliente, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Depois da regularização dos débitos a Copel tem 24 horas para religar o serviço em área urbana ou 48 em área rural. Atualmente o nível de inadimplência da Copel gira em torno de 1.65%.
O valor cobrado do desgosto eu digo que é um roubo estão extorquindo os trabalhadores.