Morador de Curitiba é o primeiro caso registrado de varíola dos macacos no PR

Confirmação foi divulgada pela secretaria estadual de Saúde neste domingo (3)

*Matéria atualizada às 17h30 de segunda-feira (4) para inserir o posicionamento da Prefeitura de Curitiba

Um homem de 31 anos, morador de Curitiba, foi diagnosticado com a monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. Este é o primeiro caso da doença no Paraná e foi confirmado na manhã deste domingo (3) pela secretaria estadual da Saúde.

O paciente esteve em São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho e o caso estava sendo analisando desde o dia 24 quando as amostras dos suspeitos foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde. O diagnóstico de outros dois pacientes, de Londrina e Cascavel, continua em investigação.

A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (aumento palpável dos linfonodos), calafrios e fadiga.

Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Curitiba informou que o paciente passa bem, continua sendo monitorado e está em isolamento em casa. Os contatos diretos dele também estão sendo observados.

Além deste caso confirmado, Curitiba investiga nesta segunda um paciente de 29 anos que também está com suspeita de ter contraído a doença, porém, segundo a Prefeitura, não há qualquer vinculação entre os dois casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, até este domingo, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

O que é a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral, ou seja, o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas são muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, mas são clinicamente menos grave. O período de incubação da doença é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970. Atualmente, segundo a OMS, a maioria dos animais suscetíveis a este tipo de varíola são roedores, como ratos e cão-da-pradaria.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Morador de Curitiba é o primeiro caso registrado de varíola dos macacos no PR”

  1. Carlos Alberto Justus

    Sim, eu tbm pesquisei “cão da padaria”. Que bichinho bonitinho!

    Alguém sabe informar se as vacinas contra Varicela e a vacina Shingles (Zoster) estão disponíveis no SUS para adultos e idosos? Como faz pra gente receber essas vacinas? A PMC tá organizando alguma vacinação em massa com essas vacinas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima