Prestes a reabrir escolas e comércio, PR tem déficit de 1,3 mil leitos

Estado tem mais de cinco mil pessoas com Covid que aguardam leito hospitalar, mas tem 3.740 vagas disponíveis

Há menos de 48 horas de suspender o decreto que fechou escolas e o comércio não essencial, o Paraná vê uma piora dramática nos dados da pandemia de Covid-19 entre suas fronteiras. Mais de cinco mil pessoas com coronavírus (confirmado ou não) estão internadas ou precisam de leitos no Estado: um aumento de 65% em relação há 15 dias.

Só a fila de pessoas que aguardam leitos aumentou 454% no mesmo período e foi de 193 para 1.071 pacientes. Nesse cenário, o déficit de vagas no Paraná é de 1.302 vagas em UTIs e Enfermarias SUS, o que representa 35% do total de 3.740 leitos ativados.

Esse cenário de piora acontece apesar da abertura de mais leitos. De 22 de fevereiro a 8 de março, por exemplo, o Paraná ativou 232 leitos de UTI extras e mais 484 leitos de Enfermaria, mas o aumento no número de internados ficou maior. Só nas UTIs, o número de internação cresceu, no mesmo período, 25% e nas enfermarias 20,5%.

Por outro lado, o Estado tem um número de reprodução do vírus (R0) acima de 1, indicando uma aceleração no contágio – e a expectativa de piora nos números nos próximos dias. O R0 estava abaixo de 1 no início de fevereiro, mas entrou numa curva ascendente que permanece subindo.

O R0 avalia para quantas pessoas um paciente contaminado transmite a doença. Quando ele passa de 1 isso significa que o número de infectados está aumentando. Um R0 acima de 1 também representa uma situação em que órgãos como o CDC, nos EUA, não recomendam a reabertura das escolas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima