Prepare-se! Risco de tempestades no fim de semana em Curitiba e no litoral

A previsão é de chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo

A frente fria que chega no Paraná nesta semana deve amenizar as temperaturas quentes em todo o estado. Para o fim de semana, o tempo ainda fica instável e a previsão é de chuvas ocorrendo em vários momentos dos dias. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o risco de tempestades é elevado em todo o estado, com condições para chuvas, descargas atmosféricas, ventos fortes e até granizo.

Para esta sexta-feira (11), a probabilidade de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento moderados a fortes é alta, principalmente durante a madrugada. No decorrer do dia, o tempo instável continua, dando condições favoráveis à ocorrência de temporais.

No início desta quinta-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo para o risco de tempestades no Paraná. A previsão, que vai até a manhã desta sexta, é de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, além de riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

Curitiba

Foto: Gilson Abreu/ANPr

Na sexta, o Simepar prevê 86% de probabilidade de chuva na capital, com rajadas de vento de até 31 km/h. A temperatura segue elevada, variando entre 20 e 28 graus. 

Já para o fim de semana, o calor dá uma trégua aos curitibanos, fazendo o termômetro marcar mínimas de 17 e 15 graus, e máximas de 20 e 19ºC, no sábado e domingo, respectivamente. Sábado terá probabilidade de chuva de 97% e rajadas de vento de até 42 km/h. 

No domingo, a chance de chuvas é ainda maior: 98%, então prepare a sombrinha. As rajadas de vento ficam em 32 km/h. 

Segundo o Inmet, Curitiba terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta sexta. O mesmo segue para o fim de semana. 

Litoral

Praia Central. Foto: Mário José Natalino/Prefeitura de Guaratuba

Em Guaratuba, conforme o Simepar, chove na sexta-feira, que continua com tempo quente e abafado, enquanto no final de semana a máxima não passa dos 21. Previsão também é de tempo nublado e chuvoso para sábado e domingo.

Em Pontal do Paraná, a previsão é de chuva para esta sexta, com os termômetros marcando 32 graus. Sábado e domingo seguem com temperaturas mais amenas, variando entre 20 e 23 graus, também com alta possibilidade de chuva. 

Em Paranaguá, os próximos três dias serão de chuva. A temperatura diminui de 31 graus na sexta para 22 graus no domingo. Em Matinhos haverá chuva sexta, sábado e domingo, e as temperaturas baixam no fim de semana, ficando por volta dos 20 graus. 

Na sexta e no sábado chove em Antonina e a temperatura cai no final de semana. Domingo estará parcialmente nublado com pancadas de chuva.

Em Morretes, a sexta será de chuva e temperaturas elevadas, enquanto sábado e domingo terão bastante nuvens e pancadas de chuvas. O termômetro ameniza e domingo pode chegar a uma mínima de 16 graus. Em Guaraqueçaba a condição metereológica é parecida: chuva durante os três dias e temperaturas amenas no fim de semana, variando entre 18 e 23 graus.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima