Preocupação com o SUS e a família são maiores do que economia, apontam leitores | Jornal Plural
Clube Kotter
30 mar 2020 - 21h04

Preocupação com o SUS e a família são maiores do que economia, apontam leitores

Questionário tenta acompanhar as angústias de quem está tentando manter o isolamento social na cidade

Leitores acompanhados pelo Plural estão em isolamento social. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os leitores do Plural que estão compartilhando conosco suas impressões do isolamento social e demais consequências da pandemia de covid-19 em suas vidas estão preocupados com o sistema público de saúde e lidando com mudanças grandes na rotina de trabalho e da família. Mais de cem pessoas atenderam ao pedido do jornal para responder a nosso primeiro questionário semanal, 99% de Curitiba e região metropolitana.

O questionário tenta acompanhar as angústias de quem está tentando manter o isolamento social na cidade, cujas escolas fecharam no último dia 20 de março. Nesta terça-feira um novo questionário será enviado por email. Muito embora a amostra não seja representativa da população como um todo, as respostas servem para os jornalistas do Plural identificarem o que está no radar de nossos leitores nesse momento sui generis na história da cidade. (Se quiser participar, responda o primeiro questionário aqui).

Entre as respostas coletadas, chama a atenção a indicação de impacto na rotina familiar, apontado por 60% dos respondentes. O índice provavelmente reflete a suspensão das aulas, que transferiu para os pais os cuidados com as crianças enquanto tentam se adaptar ao trabalho em home office, algo desafiador mesmo fora do contexto de uma pandemia.

A relação com o trabalho pode ser vista nas respostas à questão relativa a isso, que teve índices semelhantes aos da rotina familiar, sugerindo (mas obviamente não provando) uma correlação. 

Apesar das mudanças, os leitores manifestaram ter aderido ao isolamento social. Mais de 90% se diz ou completamente isolado ou só saí se inevitável. Os entrevistados também indicam ter alterado a rotina, cancelando planos e deixando de comer fora para restringir o contato com outros. 

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: O quanto você está praticando distanciamento social?. Número de respostas: 101 respostas.

A grande preocupação é com a capacidade do sistema de saúde suportar o aumento da demanda com o registro de mais casos da doença. As consequências econômicas só aparecem em quarto lugar, depois do temor de que familiares, especialmente idosos, contraiam a doença.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias