Prefeitura remove escombros de casas de famílias pobres

Na manhã dessa quinta-feira (2), a prefeitura de Curitiba deu início a limpeza dos escombros das cinco casas destruídas no Jardim Ipê, em Santa Felicidade. A destruição das casas aconteceu em uma ação de reintegração de posse para a prefeitura […]

Na manhã dessa quinta-feira (2), a prefeitura de Curitiba deu início a limpeza dos escombros das cinco casas destruídas no Jardim Ipê, em Santa Felicidade. A destruição das casas aconteceu em uma ação de reintegração de posse para a prefeitura nos dias 10 e 11 de abril. Hoje, caminhões começaram a retirada do entulho, enquanto os pertences que sobreviveram à ação foram encaminhados a outras localidades, definidas pelos moradores.

Para realizar a limpeza, sete viaturas da Guarda Municipal de Curitiba (GMC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) estiveram no local, além de duas motos e uma unidade móvel. Assessores do deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), puderam acompanhar a ação, mas a reportagem foi barrada sob alegações do uso de maquinário pesado na operação.

Guarda barrou reportagem alegando uso de maquinário pesado na ação. Foto: Adriana Matias/ALEP

“Hoje atuamos no sentido de verificar se havia truculência ou violação de direitos durante a ação”, esclareceu a assessora da Comissão, Adriana Matias. O caso está sendo acompanhado, também, pelo Instituto Democracia Popular. Os próximos passos envolvem o diálogo com as autoridades envolvidas no processo e com os órgãos que devem prestar assistência às famílias, bem como o acionamento do Ministério Público e da Defensoria Pública. Também estiveram no local representantes da Cohab e assistentes sociais.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima