Prefeitura age para barrar sommeliers de vacina: “Destrambelha toda a organização”

A partir de agora a prefeitura vai vacinar apenas as idades previstas para o dia. As pessoas mais velhas, cujos dias já passaram, deverão esperar a repescagem

Na tarde desta quarta-feira (07), a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, declarou que, a partir de agora, a prefeitura vai mudar a dinâmica de vacinação dos curitibanos. A aplicação dos imunizantes deverá acontecer apenas nas faixas etárias previstas no dia e, para aqueles de idades anteriores que não se vacinaram, será marcada uma nova data para a aplicação, a chamada “repescagem”.

A medida nasceu em resposta aos chamados “sommeliers de vacina” – pessoas que tentam escolher a marca da vacina que irão tomar. Segundo Huçulak, essa atitude atrapalha significativamente o plano de vacinação municipal. “A gente sempre planeja o número de pessoas que tem pra vacinar. Ontem a gente teve um boom totalmente fora de curva, tínhamos anunciado uma expectativa de 19 mil pessoas, vacinamos quase 28 mil. Isso destrambelha toda e qualquer organização, né? Porque às vezes ficamos com vacina sobrando, às vezes vacina faltando”, relata.

A Secretária também explica que a atitude de aguardar por imunizantes de determinados laboratórios não faz sentido, visto que todos são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): “Todas as vacinas que estão sendo aplicadas têm eficácia comprovada. Não há porquê escolher vacina. Vacina boa é vacina no braço, independente de qual seja”.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Prefeitura age para barrar sommeliers de vacina: “Destrambelha toda a organização””

  1. Luiz Osmar Hauer

    Vocês são uns incompetentes minha esposa fez uma cirurgia e o médico pediu pra aguardar pelo menos duas semanas por motivos de coagulação, aí ela tem que ir para a repescagem, parece que vocês não aprendem nunca não acertam uma desde que começou a pandemia, que vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima