PR tem dois novos óbitos, Curitiba registra 34 novos casos

Estado tem 768 casos e 33 óbitos. Em Curitiba, casos graves ocupam os leitos de UTI reservados exclusivamente para a covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (13) 18 novos casos e duas mortes. O Paraná soma 768 casos confirmados – 12 não residem no Estado –, 33 óbitos – um não residia no Estado –, 6.390 descartados e 411 em investigação.

As mortes foram registradas nos municípios de Maringá e Arapongas. Um homem de 52 anos, residente em Maringá, estava internado desde o dia 06 e teve a confirmação para a Covid-19 na sexta-feira (10). Morreu neste domingo (12) em um hospital da região. Um senhor de 79 anos, residente em Arapongas, morreu nesta segunda-feira (13). Estava internado desde o dia 07, tendo a confirmação para a doença neste sábado (11).

Os 18 novos casos foram registrados nos municípios de Quitandinha (1), Fazenda Rio Grande (1), União da Vitória (1), Jataizinho (1), Londrina (4), Assis Chateaubriand (1), Apucarana (5), Foz do Iguaçu (3) e Paranavaí (1).

Três casos confirmados em Curitiba foram transferidos. Dois para o município de São José dos Pinhais e um para o município de Colombo. Um caso confirmado de Londrina foi transferido para o município de Marumbi e um caso confirmado em Paiçandu foi transferido para o município de Maringá. De acordo com as investigações, foi confirmado que os pacientes residiam em municípios diferentes de onde foram notificados inicialmente.

126 pacientes estão internados, 75 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 51 em leitos clínicos. No Paraná, 130 pacientes já foram liberados do tratamento. Esse dado não inclui ainda o número do município de Curitiba.

Na capital

Nesta segunda-feira (13), Curitiba registrou 34 novos casos confirmados para a novo coronavírus de sábado (11) até hoje. A capital chega, agora, a 343 confirmações, 107 pacientes recuperados, 842 descartados, 127 suspeitos e seis óbitos. Não houve novas mortes registradas nas últimas 48 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade conta, atualmente, com 95 leitos implantados exclusivamente para o atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Pelo menos 110 casos precisaram, em algum momento, de internamento.

Hoje, são 62 casos internados, sendo que 26 são graves e estão em UTIs. Olhando para os números atuais, 41% dos internados pela covid-19 estão – no momento – sob cuidados em unidades de tratamento intensivo. Vale ressaltar que os exames para a doença estão sendo feitos, preferencialmente, nos pacientes que já estão sob cuidados dos hospitais da cidade.

A Secretaria reforça que o município vai bem no combate ao novo coronavírus. “Há espaço, mas isso não significa que queremos que as pessoas o usem”, declarou a secretaria municipal de saúde, Márcia Huçulak. Ao todo, 237 leitos de UTI – apenas para Covid-19 – estão sendo implantados, ao longo dos meses de março e abril, conforme um cronograma de ativação do Plano de Contigência do município.

55 óbitos tiveram a covid-19 descartada enquanto causa da morte, mas outros cinco permanecem sob investigação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima