PR reabre parques estaduais para Turismo | Jornal Plural
Clube Kotter
12 ago 2020 - 18h00

PR reabre parques estaduais para Turismo

Visitação está permitida, com exceção da Ilha do Mel e de Vila Velha. Acampamentos e fogueiras continuam proibidos

O governo do Paraná libera, a partir do próximo sábado (15), a atividade de Turismo em 18 parques estaduais, também chamados de Unidades de Conservação (UC). Fechados aos visitantes desde março, por causa da pandemia, os locais terão algumas restrições, como limite de 50% na visitação, uso de máscaras e medição de temperatura.

“A importância da prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre para a saúde corporal e psicológica, aumentando a imunidade e amplificando medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, foram fatores considerados para reabrir as unidades estaduais, respeitando as normas de distanciamento e higiene”, diz o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

A reabertura, no entanto, está condicionada à autorização municipal. Em algumas regiões, ela não será permitida, como é o caso da Ilha do Mel e do Parque de Vila Velha. “O parque foi concedido recentemente para iniciativa privada e encontra-se em fase de finalização de alguns procedimentos de melhorias para recebimento de visitantes e aplicação da identidade visual reformulada. A previsão de reabertura é para setembro”, informa o IAT.

Na Ilha do Mel, houve mobilização dos moradores para a não reabertura, conforme mostrou o Plural. Com a pressão popular, a Prefeitura de Paranaguá decidiu manter a suspensão de visitantes na ilha.

Liberados

As UC reabertas serão: Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual do Lago Azul, Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual de Ibicatu, Parque Estadual de São Camilo, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual Rio Guarani, Monumento Natural Salto São João, Parque Estadual João Paulo II e Parque Estadual Vitório Piassa.

Estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas, eventos e fogueiras – para prevenir queimadas. Confira o contato das UC do Estado para possíveis agendamentos.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias