População do Tatuquara ganha alimentos do MST

No Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, camponeses doam para todo Paraná

Na próxima sexta-feira (16), 348 famílias do Jardim Veneza, localizada no bairro Tatuquara, em Curitiba, receberão sete toneladas de alimentos produzidos pelo acampamento Maila Sabrina, de Ortigueira, no Paraná. A ação, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), faz parte de uma mobilização que ocorre em todo o país entre os dias 14 e 17 de abril. 

A mobilização marca o Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, data que homenageia as vítimas do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no Pará, há 25 anos. Além de Curitiba, que nesta quarta-feira (14) recebeu 1,1 mil refeições doadas pelo coletivo Marmitas da Terra, coordenado pelo MST, pessoas em situação de vulnerabilidade de outras 14 cidades do Paraná também irão receber os alimentos produzidos pelas famílias acampadas e assentadas da Reforma Agrária. 

Desde abril do ano passado, a mobilização já distribuiu 533 toneladas de comida no Paraná. No mesmo período, a Capital recebeu 52 mil refeições do Marmitas da Terra.

Além de reafirmar o papel da Reforma Agrária na produção de alimentos, as ações vêm em um momento de crescimento no número de pessoas que enfrentam a fome no Brasil. Em 2020, 19 milhões de brasileiros sofriam com a fome, além de 116,8 milhões que enfrentavam algum grau de insegurança alimentar. Os dados são da pesquisa da Rede Penssan, divulgada no início de abril.

“Estamos sofrendo com essa segunda onda da pandemia, que está gravíssima. Muitas pessoas estão perdendo a vida, muitas estão perdendo o emprego por conta da crise econômica, e por isso estamos com a campanha na rua”, afirma o integrante da direção estadual do MST, José Damasceno. 

As ações também cobram o direito à vacinação para toda a população, o auxílio emergencial de R$600 reais para as pessoas sem renda e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, “pela irresponsabilidade e negligência no combate à pior crise sanitária da história do país”.

As doações são organizadas junto de igrejas, setores do Poder Público Municipal, movimentos sociais e entidades urbanas de cada cidade. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estão sendo seguidos para a realização das ações.

Confira quais cidades receberão alimentos:

  • Pitanga 

Recebeu mais de uma tonelada de alimentos na última quarta-feira (14).  

  • Maringá

Nesta quinta-feira (15), o município recebe cerca de cinco toneladas de alimentos.

  • Paranavaí 

A cidade receberá entre quatro e cinco toneladas de comida na próxima sexta-feira (16).

  • Cascavel 

Na sexta-feira (16), serão doadas cerca de cinco toneladas de alimentos a Cascavel. 

  • Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, a previsão é de que sejam doadas três toneladas de alimentos na sexta-feira (16). 

  • Jacarezinho 

Será doada cerca de uma tonelada de alimentos também na sexta-feira (16) em Jacarezinho.

  • Londrina

No próximo sábado (17), o município receberá entre 20 e 22 toneladas de alimentos e dois mil litros de leite. 

  • Pato Branco 

Pato Branco receberá cerca de dois mil quilos de alimentos no sábado (17).

  • Ivaiporã 

Cerca de quatro toneladas serão doadas ao município no sábado (17). 

  • Lapa 

No assentamento Contestado, localizado na Lapa, haverá mutirão de plantio e manejo de hortas e agroflorestas coletivas no próximo sábado (17).

  • Umuarama, Barbosa Ferraz, Laranjeiras e Quedas do Iguaçu

Essas cidades ainda não têm quantidades e datas previstas para as doações.

Colaborou: Maria Cecília Zarpelon

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima