Policiais civis e militares entram em confronto durante protesto contra Ratinho Jr em Curitiba

Tropa de Choque da PM foi chamada para acabar com manifestação em evento com presença do governador. Uma policial ficou ferida

Policiais civis e militares entraram em confronto na manhã desta segunda-feira (11), durante um protesto contra o governador Ratinho Jr na frente do Detran-PR, no bairro Tarumã, em Curitiba. Representantes do sindicato dos policiais civis, o Sinclapol, estavam em um caminhão de som no local, onde foi realizado um evento com a presença do governador. A confusão começou quando policiais militares ordenaram que o veículo fosse retirado. A tropa de choque da PM foi chamada e uma policial civil que participava da manifestação teria ficado ferida.

Os policiais civis protestam contra a proposta de reajuste de 3% enviada pelo governo do Paraná à Assembleia Legislativa. Na semana passada, a associação e o sindicato dos delegados no estado informou que a categoria não participaria ou programaria operações especiais durante um mês, como forma de protesto contra o governo. Policiais têm se manifestado em todas as aparições públicas do governador.

Segundo o presidente do Sinclapol, Kamil Salmen, a confusão na frente do Detran foi causada por policiais militares responsáveis pela segurança do governador. “Era uma manifestação legítima, mas a ‘guarda pretoriana’ do governador quebrou o nosso caminhão de som. A gente não vai ficar assistindo”, disse Salmen. “Não estamos falando mal da Polícia Militar. São policiais que trabalham diretamente para o governador. Eles recebem um pouco mais, mas esquecem que em todas as reivindicações estávamos juntos.”

Policiais militares cercaram o caminhão de som (Reprodução)

Em nota, o governo do Paraná informou que possíveis excessos serão investigados e não confirmou se foram policiais militares responsáveis pela segurança do governador Ratinho Jr que desligaram o caminhão de som ou se envolveram na confusão. Segundo a nota, o governo do estado investigará se houve excessos e tomará as medidas cabíveis.

Um vídeo publicado pela Apra (Associação de Praças do Paraná) no Youtube mostra o momento em que um homem desliga o sistema de som do veículo. Ele e outros homens, vestidos de terno, são protegidos por policiais da Tropa de Choque da PM. O homem é visto em outro vídeo, no meio da confusão. As imagens também mostram um policial militar disparando um spray de pimenta contra os manifestantes.

Policial usa spray de pimenta contra manifestante (Reprodução)

Ratinho Jr teria atribuído a confusão a uma “briga interna” do sindicato. “Estamos desde 2019 levando estudos e tentando conversar, mas o governador não nos recebe. Ele não sabe nem o que está acontecendo, não existe briga interna na Polícia Civil”, rebateu Salmen. Segundo ele, o homem que desligou o som é da equipe de segurança de Ratinho Jr.

“O governador conseguiu entrar escondido. Vai ser assim daqui pra frente, onde ele for vai ter um funcionário público da Educação, da Saúde ou da Segurança com uma faixa. Ele vai ser sempre recebido assim.”

Kalil Salmen, presidente do Sinclapol

De acordo com Salmen, uma policial ficou ferida. “Eles agrediram os policiais civis, que imediatamente reagiram. A policial mesmo se defendeu e ficou machucada.” Salmen não soube informar se ela registrou a ocorrência. A policial aparece em um vídeo mostrando escoriações nos braços. Ratinho esteve no Detran para participar da inauguração do Detranzinho, uma minicidade educativa.

Policial mostrou marcas nos braços (Reprodução)
Homem que teria desligado o carro de som, segundo a Apra (Reprodução)

A Associação de Praças do Estado do Paraná (Apra) divulgou nota em que pede a apuração dos fatos. A entidade ressaltou que as manifestações são livres e que é ” vedado ao Estado e suas forças de segurança violar ou ameaçar o exercício da cidadania classista, incorrendo em abusos e ilegalidades, devendo tais condutas serem apuradas mediante processos e procedimentos”.

Nota do governo do Paraná

O governo do estado lamenta o protesto que tentou tumultuar uma inauguração restrita a convidados e imprensa no Detran nesta segunda-feira (11). Todos os eventos fechados com autoridades seguem um protocolo de segurança e controle, o que é comum a qualquer estado ou nação. O governo do estado entende que todas as manifestações são legítimas, mas não podem impedir atividades rotineiras de outros órgãos públicos ou interromper o trânsito de uma avenida importante da cidade. O Estado vai apurar se houve excessos e tomará as medida cabíveis.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que os fatos estão sendo apurados rigorosamente pela Corregedoria da PCPR, que já está analisando imagens. Sendo comprovada transgressão funcional, eventuais envolvidos serão punidos com rigor, de acordo com a legislação vigente.

Nota da Apra

A APRA – Associação de Praças do Estado do Paraná, pessoa jurídica regida por normas de direito privado, não considerada militar, reconhecida como de utilidade pública – Lei 17.218/12, vem através da presente nota, manifestar-se sobre os fatos ocorridos nesta data (11/04/22), no lançamento do “Detranzinho”, envolvendo manifestantes da polícia civil e policiais militares. Antes de adentrar ao mérito da questão, a APRA gostaria de enfatizar que o direito de livre manifestação está descrito na Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso XVI “- todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”. Desta forma, temos um direito fundamental assegurado a todos exercer seu direito de manifestação, nos vetores descritos no texto constitucional. Portanto, sendo vedado ao Estado e suas forças de segurança violar ou ameaçar o exercício da cidadania classista, incorrendo em abusos e ilegalidades, devendo tais condutas serem apuradas mediante processos e procedimentos. Cientes que, os militares estaduais que estavam aplicados no evento estavam cumprindo ordens legais, sendo extremamente necessário individualizar condutas e apurar responsabilidades. Ainda, a APRA lamenta profundamente o fato (confronto) acontecido entre as forças de segurança, que apenas buscam melhores condições de trabalho e remuneração, abrangendo principalmente o efetivo pertencente a base das Corporações, esquecidas pelo Governo, tendo como principal e único motivo, a desvalorização dos policiais do Estado do Paraná.

APRA – PR.

Presidência

Orélio Fontana Neto

Diretor Sul Anaspra

Associação Nacional de Praças

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “Policiais civis e militares entram em confronto durante protesto contra Ratinho Jr em Curitiba”

  1. Esse governador nunca me enganou com este gritinho medíocre dele eu nunca votei nesse cara já imaginava ele não ia fazer nada pro povo do parana ele sho ajudou a si mesmo e a corja toda deputados estaduais e a cambada de vereador q aumenta salário têm assessor gente estes seres não faz nada pra ajudar o povo q votou neles só tão lá pra ganhar sem trabalhar gente não deveria existir vereador e outros porquê não fazem nada depois q passa eleição eles somen se escondem dos eleitores agora o ratinho põe polícia contra polícia Mas pensando bem eles não devia brigar e sim apoiar uns aos outros nós estamos ferrado com estes seres desumanos.?

  2. Governar para a Administração Roedora do Paraná passa por fazer licitação em obra de milhões. Se não vai gastar os tubos, como na engorda da praia de Matinhos, não interessa. Defasagem salarial de servidor ė fato negativo, e os nossos agroboys não lidam com fatos negativos.

  3. Um governo que segue o modelo Richa e cia…..Servidores públicos há 10 anos sem reajuste, recebem 3%,
    Enquanto isso, Judiciário, Legislativo e cia recebem 9,37%. E já receberam todos os anos…..
    Enquanto isso, Governo Ratinho retira as GADI – Gratificações de Atividade Intramuros de servidores…..economia idiota de um Governo incompetente.
    Mas vai terceirizar todos as funções existentes…..
    É desse jeito. Ou ele tem raiva de servidor público ou quer arranjar jeito pra faturar.
    O que será?

  4. Djane alves bezerra

    Djane .bom dia eu siu filha de um .policial militar ja falecido .a 16 anos minha mae .tambem viuva falecida a 1 ano .dsde .que ela ficou viuva foram meses de humilhacao comecou com governo carlos alberto rixa metimdo e humilhamdo todos servidor estadual todo ano sem reajuste e para o judiciario para deputados pra eles sempre teve so pro alto escalao pro servidor estadual mais baixo ja nao tinha nem resto do tipo 3 por cemto ai vem ratinho junior veste a carapuca
    e segue o mesmo caminho comtinuz humilhamdoos servidores mais uma ves mimha mae semtiu na pela as mesmas humilhacao no governo ratinho junior ate que lamcaram um descomto previdenciario no comtra chueque de minha mae acabaram com ela tiraram todo direito que meu pai deixou pra ela pro governador ta dificel dar pelo menos 5 cimco por cemto isto seria o minimo que ele deveria dar porque sao mais de cinco anos de divida dos governos com o os servidores .este seria o minimo a ser pago se pra ele e dificil pagar ate 5 por cento ate ele quitar a divida com os servidores porque pra ele esta semdo dificil pagar esta migallha porque sao muitos servidores como ele e seus aliados falam fica pesado pro estado Ratinho junior voce parou e analisou 5 cinco por cemto e pesado eo que voce me diz da quamtia alta que esta emgolido o salario do servidor a maioria dos militares com descomto de quase quimhemtos reais no comtracheque. nos estamos falado de um valor exorbitamte que estao tiramdo do bolso de todos os servidores estaduais nao podem dar migalhas mas podem tirar nao podem dar porque e comsiderado milhoes vai esvaziar os cofre do estado mas aomde esta o dinheiro descomtado dos servidores que sim sao comsiderado.milhoesaonde esta este dinheirono.bolso dos servidores nao esta sim porque ja foi pago pel servidor. aomde esta este dinheiro muitos estao emtramdo na justica pra reaver seu dinheiro descomtado desejo sorte a eles que a justica seja feita e esle comsigamo que pertemce a eles o seu dinheiro de volta .minha maezinha ja nao tera mas esta alegria ela ja faleceu esta com deus.mas aonde ela estiver estara torcende por voces e eu com filha tambem fico na torcida por voces .

  5. Aldria Gualberto

    Infelizmente nosso estado tem hábito de jogar cães, cavalos e usar de força seja sobre os professores ou outras entidades de classe. Esses tirantes jogam povo conta povo. Vergonhoso.

  6. Paulo F. O . Fonseca

    Como retido governo, este também aumenta energia”COPEL”, água “SANEPAR” IPVA, IPTU, SALÁRIOS DOS POLITICOS, VERBAS DE REPRESENTACAO DOS POLITICOS , EM PERCENTUAIS ACIMA DA INFLAÇÃO, E QUANDO SE TRATA DE AUMENTAR O SALÁRIO DOS SERVIDORES E APOSENTADOS ELES ” ALEGAM MIL DIFICULDADES E FALTA DE VERBAS “. ACHATAMENTO DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES É PECULIAR DESSES GOVERNOS DO BRASIL. VEJA A ENERGIA ELETRICA: FAZ MESES QUE EATACHOVENDO É SO AGORA : TEMPO DE ELEIÇÃO VAO BAIXAR O ROUBO NO BOLSO DO POVO E AINDA QUEREM VOTO E APLAUSOS .

  7. Rosemary de carvalho

    O mínimo que o governador Ratinho junior poderia fazer por nossos policiais é dar um salário digno de um desumano trabalhador que não sabe se vai voltar pra casa após um confronto com bandido meu pai foi assassinado era militar deixou 10 filhos na rua da amargura então SENHOR governador preste atenção às eleições estão chegando de novo a voz do povo é a voz de deus lembre bem disso está na hora do SENHOR parar de brincar de governar o Paraná a polícia está cansada de servir o SENHOR tenha respeito pelos policias e suas viúvas nos não temos reajustes muito menos margem pra poder usar para nós comermos é fácil quando na sua mesa tem do bom e do melhor né?Eu quero votar por um governador de palavra não pelo um governador que não tem noção da situação do nosso estado o que o SENHOR deu de aumento pros policias de 3% por cento isso é um desrespeito que fique bem claro agora é hora do SENHOR governador mostrar quem realmente o SENHOR é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima