Podcast sobre ciência traz impacto dos cortes nas pesquisas da UFPR

Todos os episódios do ‘Fala, Cientista!’ estão disponíveis em diferentes plataformas, inclusive no Spotify

Está no ar o terceiro episódio da série especial sobre os impactos dos cortes na educação pública. O podcast “Fala, Cientista!”, produzido pela Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, destaca como a redução de verbas afeta as pesquisas desenvolvidas na instituição. Estudantes da Associação de Pós-Graduandos explicam como estão se organizando para tentar resistir a esse cenário e falam sobre expectativas para o futuro, em especial sobre o programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para universidades e institutos federais.

Leia mais: UTFPR reduz subsídio no RU para sobreviver até dezembro

Desde maio, às terças-feiras (agora com periodicidade quinzenal), pesquisadores da UFPR explicam suas pesquisas e o impacto delas no cotidiano da população em um bate-papo aberto e descomplicado sobre produção científica. O programa já abordou temas das mais variadas áreas de conhecimento, como a semana do festival internacional de divulgação científica Pint of Science, o agrotóxico Glifosato, a transparência digital do Poder Judiciário e a circulação de informações nos grupos antivacinação do Facebook. O próximo episódio vai ao ar amanhã (3/9).

Leia mais: UFPR esvazia cofres no fim de agosto

Esses foram os podcasts mais alcançados nas redes sociais da Agência Escola. A proposta é dar uma visão plural sobre diferentes temas que afetam o dia a dia das pessoas. Por isso, a equipe que produz o podcast “Fala, Cientista!” procura falar com pesquisadores da graduação e da pós-graduação (docentes, estudantes e técnicos). O objetivo é melhorar a vida das pessoas a partir da divulgação científica e, ao mesmo tempo, incentivar a ciência.

Elyson Gums, bolsista de pós-graduação, editor e produtor do “Fala, Cientista!”, acredita que é preciso valorizar o ensino público e mostrar para a população que tudo que é feito no espaço acadêmico é para o desenvolvimento da sociedade. “O podcast é um modo de divulgar conhecimento para pessoas que não têm contato com a universidade. É importante que todos saibam que tem gente séria trabalhando em muita coisa legal”.

A divulgação científica feita pela Agência Escola também procura traduzir as pesquisas em linguagem acessível, evitando termos técnicos e falas complicadas. Por isso, conta o bolsista, “a estreia do ‘Fala, Cientista!’ começou com o Pint of Science, um evento que leva ciência para o bar”.

Até o início de setembro, o podcast apresenta uma série especial sobre o contingenciamento de verbas para a educação superior. Os próximos episódios  esclarecerão dúvidas sobre o uso de recursos públicos pela UFPR e o impacto das decisões do governo na universidade. Todas as edições estão disponíveis nas seguintes plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Breaker, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.

Clique para ouvir cada uma delas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima