Perda de olfato e paladar pode persistir após Covid-19

Mesmo com eliminação do vírus, os dois sentidos podem sumir por meses

Dois dos sintomas característicos da Covid-19 são a perda do olfato e do paladar. Diferente dos outros, eles podem permanecer mesmo após a eliminação do coronavírus. A descoberta é da médica neurologista e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Viviane Flumignan Zétola. Mesmo curada da doença, ela está há quatro meses sem sentir cheiro ou sabor.

A experiência da profissional foi publicada na revista internacional Crimson Publishers e aponta que estudos recentes revelam complicações neurológicas em 36% dos pacientes infectados pelo coronavírus. As mais comuns são dysgeusia, a diminuição da capacidade de paladar (5,6%) e a hiposmia, ou baixa sensibilidade olfativa (5,1%).

A maioria dos virus podem causar infecções respiratórias e levar à congestão nasal, coriza e anosmia (perda do olfato) mas por pouco tempo. “Com o coronavirus, o desenvolvimento da anosmia é diferente, pois pode acontecer independente do comprometimento respiratório alto e da congestão nasal.  Não tive nenhum desses sintomas, o que me diz que essa via de entrada para o sistema nervoso pode ocasionar um processo inflamatório comprometendo a via olfatória.”

Para a neurologista, a perda de olfato e paladar foi repentina e total, no quarto dia após o início dos sintomas, que foram febre e tosse. Uma pequena retomada do sabor – especialmente com alimentos condimentados – se deu no 20º dia do início da doença. Mesmo após a cura dos demais sintomas, e exames que demonstram boa resposta imunológica ao coronavírus, Viviane ainda persiste com perda de paladar e olfato. “Apresento recuperação para alguns olfatos e paladares específicos, porém para outros posso dizer que é zero.” 

A perda, segundo Viviane, deve ser considerada uma bandeira vermelha para o diagnóstico diferencial de síndromes respiratórias agudas, sugestivo de coronavírus. “As razões para isso ainda não são claras. Esperamos que mais casos, séries e pesquisas se concentrem em informações prognósticas sobre sintomas e seu valor para o desenvolvimento de doenças específicas no futuro.”

Covid-19 e o sistema nervoso

Recentemente, especialistas da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, descobriram que o coronavírus ataca as células que fornecem suporte metabólico e estrutural aos neurônios sensoriais, assim como, certas células-tronco e vasos sanguíneos. O estudo, publicado na revista científica Science Advances, indica que o vírus altera o sentido do olfato nos pacientes, não infectando diretamente os neurônios, mas afetando a função das células de suporte.

O estudo aponta 36% dos pacientes com complicações neurológicas decorrentes da Covid-19, sendo mais frequentes tonturas (16%) e dores de cabeça (13%), especialmente em casos graves. “Temos visto também uma espécie de encefalopatia, um comprometimento do comportamento do encéfalo, que pode causar agitação quando o paciente é desligado do respirador. Essa conduta não é comumente vista em outras doenças que requerem auxílio do ventilador mecânico. Nesses casos, as pessoas precisam ser sedadas novamente e, muitas vezes, retornam ao respirador”.

O relato da médica indica um dos motivos que têm contribuído para a escassez de algumas drogas sedativas e para a permanência prolongada em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Percebemos que a Covid-19 pode afetar tanto o sistema nervoso central como o periférico. Há muitos eventos trombóticos e pró-trombóticos que têm capacidade de ocasionar microtromboses e até Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, percebe a neurologista.

Com informações de Jéssica Tokarski – UFPR

Sobre o/a autor/a

56 comentários em “Perda de olfato e paladar pode persistir após Covid-19”

  1. Tive três vezes a Covid e a última vez foi em Janeiro de 2021 e hoje 29 de novembro 2022 meu paladar e ofato totalmente alterados. E pior que está piorando, porque tudo que como no final fica um gosto de bicarbonato, gosto de sal e tenho medo de não voltar por esta preste a completar dois anos. Raramente sinto gosto de algo e meu paladar era bem apurado, bem sofisticado e hoje perdi o prazer de sentir o gosto dos alimentos, mas não perco a esperança. Também relaxei porque não fiz a terapia de treinar o paladar com alimentos doces, salgados, amargo e para o ofato cheirar por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre os odores e cheiros: cravo, canela, rosa, eucalipto, alecrim, chocolate, tangerina, semente de café, pasta de dente, mel, vinagre de uva, ou óleos essenciais: Rosa, Limão Cravo, Eucalipto . Precisa ter disciplina para diariamente praticar a inalação desses itens. Um remédio que vou comprar é a formula passada por um otorrino: ÁCIDO ALFALIPÓICO, antioxidante 30 mg de 8 em 8 horas – 3 x ao dia em jejum ou longe das refeições durante 3 a 6 meses. Vou recuperar! Boa sorte para todos!

  2. Tive COVID em Agosto de 2021 hoje em Novembro/22 só sinto gosto doce salgado temperos alguns …em compensação o suco de maracujá tem gosto de terra…o alho tem um cheiro horrível que não sei explicar a que se compara …e o café preto sem gosto ( bebo água quente com açúcar) com cheiro flor temo não mais sentir o prazeroso sabor das coisas dos alimentos e

  3. Maria M F de Morais

    Meus filhos, um de 14 e o outro de 18 anos tiveram Covid no mês de Junho deste ano, Não tiveram outros sintomas apenas a perda do olfato e paladar e ainda hoje é uma luta pra comer principalmente carne . Não sei mais o que fazer. Já emagreceram muito . Eles reclamam que tudo tem o mesmo gosto ruim.

  4. Pessoal alguém que teve melhora?! Estou com medo de ficar pra sempre!! Não consigo comer carne nem frango e frituras e café tudo tem o mesmo gosto e cheiro mto ruim
    Estou conseguindo comer apenas massas no geral, bom pelo menos isso…

  5. Estou com Covid-19 e perdi o paladar e água está adocicada, até pra beber água está difícil, perdi o olfato tbm e está ficando difícil de me alimentar.

  6. Tive a perda total do Olfato e Paladar.
    Agora passado quase um mês, tenho tido oscilações do retorno da sensibilidade, mas num geral, só sinto o dulçor em alimentos doces, e não distinguo o “produto”.
    Com relação à salgado, amargo, azedo, praticamente não senti mais.

  7. Eu sinto um cheiro de podre no café, na gasolina e até em alguns alimentos, é horrível até na calabresa sinto esse cheiro.Tem uma semana já.

  8. Estou positiva para covid.
    Perdi complemente o olfato e paladar.
    Só sinto o dulçor em alimentos que são extremamente doces.
    No mais, zero sabor e cheiro.

  9. Tive covid começo do ano e tive uma leve perde de olfato e paladar, agora depois 4 meses comecei a ter o paladar completamente distorcido. Estou desesperada, já sou muito magra e não consigo comer quase nada. Tudo com cheiro e gosto horrível (tipo lixo), alguém sabe oq fazer?

  10. Meu filho tem 14 anos, ele teve o covid em dezembro, e até hj ele ainda não sente o sabor dos alimentos, o olfato ele sente algumas vezes, estou muito preocupada, se alguém aqui puder me ajudar, agradeço por favor

  11. Ana Luísa Padilha Alves

    Quando eu tive , não sentia gosto , mas conseguia diferenciar se era doce ou salgado. Agr que meu paladar voltou , sinto um gosto muito estranho ao comer coisas com leite.

  12. bom dia …alguma novidade sobre o tratamento pós covid.. me contaminei em dezembro de 2020 e ate o momento uma recuperação muito lenta,, paladar horrível.

  13. Eu não sinto cheiro de augumus perfume sinto cheiro de cebola em qualquer lugar e até no meu corpo. E o paladar não sinto gosto de augumus alimentos

  14. Celia Edir Lourenço Arruda

    Tive covid em Dezembro de 2020
    E até agora nada de olfato e paladar.
    Tenho 46 anos, mas confio em Deus e peço a ele que me ajude a recuperar.

    1. Eu tive covid no mês de junho de 2020 e até hoje não voltou o meu paladar e o olfato, sinto alguns cheiros distorcidos , inclusive o meu paladar e cheiro de várias coisas é cheiro de mofo .
      Esse ano no mês de abril tive covid novamente, cheguei a pensar que através dos medicamentos receitados eu iria voltar a sentir o paladar e o olfato novamente, mas não voltou e contínuo a espera de uma melhora ou de algum remédio , pois é horrível ficar assim.

  15. Tive covid a 4 meses atrás, tive muitos sintomas, inclusive perda de olfato e paladar, fiz os exercícios recuperei em partes, mas o que mais está me incomodando é a alteração de alguns sabores e cheiros, café, chocolate…tem um odor desagradável e sabor eu diria de “lixo “, o que devo fazer, qual especialidade devo procurar?
    Tenho 42 anos

    1. Vários alimentos que eu como sinto um gosto horrível de barata e cheiro forte, não consigo mais ingerir e chega me dá ãncia de vômito. Horrível isso não sei mais o que fazer ?

    1. Eu também sinto meu olfato e paladar falhar em um monte de coisas. O único alimento que sinto gosto é batata e macarrão. O resto gosto e cheiro distorcidos… vai fazer 1 mês

  16. Já faz uma semana amigos, melhorei dos demais sintomas e hoje no sétimo dia sinto um pouco de doce bem leve…e tomei um remédio amargo e senti e quase eu disse “quase” senti pelo olfato… Espero estar melhorando

      1. Tbm estou tendo estes sintomas,é horrível!
        Um cheiro de podre que parece sair do nariz até a boca.Tem 11 meses que tive o COVID e já são 4 meses nesse estado,espero que isso tenha cura.

  17. Gabriela da Silva manduca

    Eu não tive covid e estou assim a quatro meses e ainda agora fiquei grávida tudo tem cheiro horrível quando sinto eu vômito toda hora não sei mais oque fazer nem come comida da não dá pra fazer nada e o teste deu negativo eu tenho 30anos

    1. Camila da rosa luiz

      Oi Gabriela também estou assim.
      Faz exatamente 4 meses. Hj eu sinto coisas estranhas e meu paladar tbm ?
      As vezes os exames não são 100% eficaz dependendo da data que vc o realiza.
      Rezo todos os dias para voltar ??
      Fui ao médico ele me passou um terapia que é cheirar pó de café l, cravo e entre outros e me receitou um remédio para colocar dentro do nariz.
      Melhoras para você e para todas que estão passando por isso também ?

    2. Oi Gabriela,
      Peguei a covid dia 04 de janeiro, já estou recuperada porém o que está me afetando seria a falta do olfato . Pois eu estou conseguindo sentir as coisas leves. Mas o meu paladar eu sinto um gosto ruim tanto que parei de comer carne. O café me dá náuseas o feijão também tem um cheiro que nunca senti antes .

  18. Tb tive covid perdendo apenas o olfato e paladar, sem mais sintomas,o cheiro voltou um pouco,mas o paladar não, apenas amargo ou doce,nenhum sabor.

    1. Já curei dá covid a 40 dias mais nao consigo me alimentar de geito nenhum dou algumas colheradas e já perdo o apetite já perdi mais de 13 kilos pesava 69 hj estou com 56kilos se continuar assim não sei onde vou parar alguém pode me dar uma sugestão doq fazer

  19. Também estou assim sem sentir gosto nem cheiro dos alimentos, ou melhor sinto porém é um gosto e cheiro horrível, um cheiro tão ruim que sinto nausias. será que tem algum tratamento ou remédio pra pelo menos amenizar esses gostos ruins?!

  20. BOA NOITE! TIVE COVID A QUASE SEIS MESES. FIQUEI POR TRES MESES SEM OLFATO E PALADAR. QUANDO PENSEI QUE JÁ ESTAVA ME RECUPERANDO TUDO PIOROU. TUDO TEM UM GOSTO HORRÍVEL, NÃO SUPORTO CARNE, CAFÉ, ALHO, CEBOLA E PRODUTOS DE HIGIENE NÃO DÁ PRA AGUENTAR. NÃO TENHO PRAZER EM SAIR PARA LUGAR NENHUM ESTOU ME ISOLANDO POR ISSO. SERÁ QUE NÃO EXISTE UM MEDICAMENTO QUE EU POSSA USAR? PRECISO MUITO DE AJUDA. MUITO OBRIGADA!

    1. DIANE E. MACHADO JARDIM

      Eu estou assim sem sentir muito cheiro das coisas,mas o pior está sendo o paladar comer as coisas se sentir o gosto é horrível e o pior é que tudo se parece doce demais que chega a repunar quando eu como,estou me recuperando ainda do covid estive internada por 1 semana eu ainda quero acreditar que isso tudo seja das medicações e que logo volte o meu paladar e olfato porque comer as coisas que a gente gosta sem sentir o gosto de nada é horrível que Deus abençoe a nós todos e voltamos a termos uma vida normal amém! ??

  21. ANDERSON MARTINS DE OLIVEIRA

    Eu tive covid 19 a cinco meses e até agora meu paladar não melhorou e meu olfato também, até perfume quando passo não sinto ele só um cheiro ruim q não é dele , até quando vou ficar assim?

    1. Nossa tambem to assim sem sentir o verdadeiro sabor e cheiro das coisas nem passo mais perfumes lois o cheiro e horríveis o gosto tambem ta mt ruim .sera que tem um remédio pra td isto nao tive covit que eu sei nao sri oq seria isto.

  22. Tive Covid em maio e já fez quatro meses , que não voltou o paladar !
    O olfato , voltou depois de um mês.
    Sinto o que que doce , salgado , amargo , azedo . Mas o sabor , não sinto de jeito nenhum .
    Agora mesmo fui experimentar o leite condensado Moça , só senti o doce do açúcar !
    É horrível !
    Minha idade é 69 anos .
    Já fui ao otorrino , estou tomando remédio e fazendo o teste dos cheiros , mas naaaaaada ainda !???

        1. Meu Deus to desesperada porque já sou magra agora quase todo que como tá margo com um gosto horrível, só sinto o doce mais nem gosto de alimentos doce.?

          1. Eu TB estou assim não consigo comer mais,já me sinto fraca e mal,tudo tem um cheiro insuportável e forte e a comida piorou a única coisa que consigo ingerir é água, refrigerante,bolo e canela,cenoura e beterraba os outros alimentos não consigo comer por ter um gosto ruim de mais,ainda preciso testar outros alimentos,quero voltar ao normal agora só Deus para me ajudar

      1. Tive em novembro 2020, fiquei mais de um mês sem sentir exatamente nada. E por 4 meses sentia diferença entre doce e salgado. E quase tudo no final amargava. Hj 8 meses depois ainda não estou bem, nada derivado do leite sinto sabor, queijos para mim nada e mesmo que nada,. Na verdade me alimento por me alimentar. Tudo perdeu o sabor para mim, diferencio doce do salgado. Mais o saboroso perdeu a graça totalmente. Chocolates sorvetes. Nada . Eu temo por não mais voltar o normal

    1. Giselle Cavalcante Ferreira

      Eu tive covid em Dezembro. Apps uns 30 dias voltaram parte dos meus sentidos tanto olfato quanto paladar de forma lenta e branda. O mais difícil até hoje está sendo o feijão, café, pimentão, mortadela, salsicha. Café então não sinto cheiro nem gosto a 7 meses. O Café solúvel granulado com leite e canela que estão me salvando. Sensação de perder as referências de vida. Mas sigo na fé em Deus. Boa sorte a todos nós.

      1. Eu tive covid no final de abril de 2021. Perdi o olfato e o paladar. Mas depois de recuperada, passado 1 mês o olfato e o paladar voltaram. Mas depois de 3 meses, eu não tenho mais olfato nem paladar. É horrivel comer sem sentir gosto de nada. Será que estou com covid novamente? Ou é ainda é decorrente da covid que eu tive?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima