Paraná vai endurecer medidas no combate ao coronavírus

Estratégia diferente será apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde nos próximos dias. Mudanças vêm após críticas do MP e flagrantes de aglomerações

O Ministério Público do Paraná mandou o governo do Estado rever a flexibilização do isolamento social e a lista de serviços essenciais liberados para reabrir. Em resposta, nesta terça-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que irá divulgar, nos próximos dias, medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus no Estado, onde os números vêm subindo rapidamente.

A curva ascendente coincide com a volta do comércio não essencial, como shoppings, academias e igrejas, que até foram consideradas essenciais pelos deputados. Neste fim de semana, parques, praças e bares estavam lotados de pessoas aglomeradas e sem máscaras, especialmente em Curitiba. Vários vídeos com os flagrantes foram publicados em redes sociais.

“A preocupação do MP também é a nossa, de todo o governo. Estamos numa curva ascendente de casos e é necessário trabalhar para reduzir o número de casos e óbitos”, diz o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Estávamos numa situação equilibrada, ainda é em relação ao restante do Brasil, mas não podemos descuidar.”

Ele afirma que há mais de 50% dos leitos de UTI à disposição no Paraná. “Em algumas regiões pode faltar um ou outro leito mas, de modo geral, temos a oferta da metade dos leitos contratados no enfrentamento ao coronavírus”, garante.

Segundo ele, novas medidas de enfrentamento à pandemia serão divulgadas nos próximos dias. “Mais tardar na próxima semana, deveremos ter uma estratégia diferente perante o crescimento do número de casos de covid no Paraná. É importante registrar que tivemos um aumento no número de testagem. Teremos que traçar uma nova estratégia, mas estamos preparados pra seguir este novo caminho.”

O Paraná registrou hoje 287 novos casos da covid-19 e dez óbitos em 24h. O número total de infectados no Estado é de 7.314 e 253 mortes. Em Curitiba, são 1.399 contaminados pelo vírus e 63 mortos pela doença até agora.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima