Paraná registra 26 padres com Covid-19 | Jornal Plural
Clube Kotter
29 jul 2020 - 17h59

Paraná registra 26 padres com Covid-19

Mais da metade deles foi contaminada em paróquias de Curitiba e RMC; nenhuma morte entre os sacerdotes foi confirmada na Capital

O último relatório da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), publicado em 27 de julho, aponta que 21 padres já morreram por covid-19 no Brasil. O número de diocesanos infectados pelo coronavírus no país é de 368. Destes, 26 estão no Paraná e 17 em Curitiba e Região Metropolitana. Não foram registradas mortes pela doença nas 20 dioceses paranaenses que compõem o levantamento.

Na Regional Sul 2, que envolve o Paraná, dos 26 religiosos contaminados, 16 casos foram confirmados em Curitiba (sendo 4 no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), 1 em São José dos Pinhais, 3 em Paranaguá, 2 em Cascavel, 1 em Guarapuava, 1 em Londrina, 1 em Foz do Iguaçu e 1 em Apucarana.

A estatística, porém, engloba apenas o número de padres diocesanos e não o total de sacerdotes religiosos. O documento também destaca que os dados são aproximados, já que “infelizmente, nem todas as dioceses passaram seu número real”.

Na abrangência da Arquidiocese de Curitiba há 11 municípios, 144 paróquias, 42 congregações masculinas, com um total de 509 padres em paróquias ou congregações. A entidade não informou em quais igrejas estão os padres com coronavírus nem quantos deles já se recuperaram.

Segundo a Arquidiocese curitibana, há orientações gerais repassadas às paróquias, respeitando os decretos municipais e estaduais. No entanto, cada paróquia pode adotar suas medidas de contenção à doença, “com base no conhecimento de sua comunidade e nas possibilidades que têm no local”.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias