Paraná registra 26 padres com Covid-19

Mais da metade deles foi contaminada em paróquias de Curitiba e RMC; nenhuma morte entre os sacerdotes foi confirmada na Capital

O último relatório da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), publicado em 27 de julho, aponta que 21 padres já morreram por covid-19 no Brasil. O número de diocesanos infectados pelo coronavírus no país é de 368. Destes, 26 estão no Paraná e 17 em Curitiba e Região Metropolitana. Não foram registradas mortes pela doença nas 20 dioceses paranaenses que compõem o levantamento.

Na Regional Sul 2, que envolve o Paraná, dos 26 religiosos contaminados, 16 casos foram confirmados em Curitiba (sendo 4 no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), 1 em São José dos Pinhais, 3 em Paranaguá, 2 em Cascavel, 1 em Guarapuava, 1 em Londrina, 1 em Foz do Iguaçu e 1 em Apucarana.

A estatística, porém, engloba apenas o número de padres diocesanos e não o total de sacerdotes religiosos. O documento também destaca que os dados são aproximados, já que “infelizmente, nem todas as dioceses passaram seu número real”.

Na abrangência da Arquidiocese de Curitiba há 11 municípios, 144 paróquias, 42 congregações masculinas, com um total de 509 padres em paróquias ou congregações. A entidade não informou em quais igrejas estão os padres com coronavírus nem quantos deles já se recuperaram.

Segundo a Arquidiocese curitibana, há orientações gerais repassadas às paróquias, respeitando os decretos municipais e estaduais. No entanto, cada paróquia pode adotar suas medidas de contenção à doença, “com base no conhecimento de sua comunidade e nas possibilidades que têm no local”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima