Paraná promete vacinar população adulta até o fim de setembro. Veja o calendário

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Paraná divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para a população com mais de 18 anos. De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as faixas etárias devem estar […]

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Paraná divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para a população com mais de 18 anos. De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as faixas etárias devem estar imunizadas com a primeira dose até 30 de setembro.

A Sesa afirma ainda que, ao todo, 8.736.014 paranaenses serão vacinados. Sendo 4.931.989 pessoas que compõem os grupos prioritários e 3.804.025 da população em geral. A expectativa leva em consideração a manutenção do cronograma do governo federal e a média de envio de ao menos um lote de vacinas por semana ao Paraná, por parte do Ministério da Saúde.

“Vamos vacinar toda a população do Paraná com pelo menos uma dose até o final de setembro, criando uma imunização importante para proteger as famílias paranaenses. O compromisso do Estado com o apoio dos municípios é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas no menor tempo possível”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

Cronograma

O calendário elaborado pelo governo do Paraná prevê que a vacinação aconteça de forma decrescente, sucessiva e concomitante com a vacinação dos grupos prioritários. Considerando que a vacinação da população em geral já foi iniciada e algumas cidades já aplicaram doses em faixas etárias menores de 40 anos, as datas previstas são as seguintes:

  • 4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
  • 19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
  • 23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
  • 20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.

Orientação

A Sesa orienta que cada município defina suas próprias estratégias de imunização, podendo expandir a cobertura vacinal para outras idades, de acordo com a disponibilidade de doses. 

“Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, ele pode pactuar essa diminuição de faixa etária e expandir a imunização para mais pessoas. O pedido do governador Ratinho Junior é acelerar a vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Paraná promete vacinar população adulta até o fim de setembro. Veja o calendário”

  1. Lançar cronograma sem datas específicas das faixas etárias é fácil, fica tudo apenas na “intenção”. Enquanto isso, Curitiba para mais uma vez a vacinação por idade, e prefeito e governador fogem da responsabilidade. Curitiba, um fiasco na vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima