Palácio das Araucárias tem a maior taxa de infectados em testagem em massa da UFPR

Dados foram obtidos de acordo com os resultados do último mutirão de testes feito pela instituição

A última testagem em massa para Covid-19 realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na terça-feira (1) mostrou que, das cerca de 1500 pessoas assintomáticas testadas, 18 apresentaram resultado positivo. Isso significa que, mesmo sem apresentar nenhum sintoma, 1,20% das pessoas que participaram dos exames estavam infectadas. No Palácio das Araucárias, onde funcionam secretarias do governo estadual, a taxa foi mais alta, de 2,70%

No mutirão, foram testados também alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e pessoas da comunidade da UFPR em geral.

O segundo maior número de resultados positivos foi identificado no grupo formado por familiares de alunos e servidores da UFPR, que corresponde a 2,17%. Entre alunos da UFPR a taxa de infectados foi de 0,88%, entre servidores foi de 1,22%, e nenhum terceirizado testou positivo.

A ação, coordenada pelo Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), visa identificar pessoas assintomáticas contaminadas para possibilitar o isolamento como medida de prevenção contra a propagação do vírus.

Mutirões

A primeira coleta em assintomáticos feita pela UFPR ocorreu em outubro de 2020. As maiores taxas de infectados foram registradas em 24 de novembro de 2020, com 2,69%, e em 8 de dezembro de 2020, com 1,59%. 

Entre dezembro de 2020 e início de janeiro de 2021 as testagens foram interrompidas. Os mutirões foram retomados em 21 de janeiro deste ano. 

Próximo mutirão

O próximo mutirão de testagem está previsto para o dia 15 de junho, mas depende das condições epidemiológicas para ser realizado.

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até três dias e a equipe fornecerá o laudo a todos.

Para participar é preciso realizar uma inscrição prévia indicando horário de preferência para atendimento. No dia, os participantes devem apresentar documento com número de CPF e caneta. O link da inscrição será divulgado alguns dias antes da coleta nos canais oficiais da UFPR. 

Os testes são destinados às pessoas da comunidade da instituição de ensino.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPR

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Palácio das Araucárias tem a maior taxa de infectados em testagem em massa da UFPR”

  1. Enquanto gestores públicos continuarem mandando seus funcionários fazerem trabalho presencial por pura falta de gestão e/ou competência, achando que isso traz mais resultado, os números serão estes mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima