Pacientes com amputações têm atendimento gratuito na RMC

Hospital Angelina Caron abre vagas para reabilitação de quem já tem ou vai colocar prótese

Voltado para pacientes que passaram por amputações causadas por acidentes, doenças ou operações em tratamentos de câncer, o Centro de Reabilitação do Hospital Angelina Caron (HAC) está com agendamentos abertos e sem fila de espera. A unidade, localizada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), reúne equipe multidisciplinar e oferece tratamentos gratuitos para o paciente por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).

São atendidas pessoas que já colocaram prótese ou que ainda irão colocar. O Centro não oferece a prótese, mas auxilia na reabilitação do amputado. “Temos pacientes com amputações ligadas a doenças vasculares, como diabetes, e acidentados em motocicletas, a segunda maior causa. Também atuamos na orientação e reabilitação de pacientes da oncologia, pois alguns casos de mastectomia (remoção da mama) podem gerar sequelas de movimentação no braço”, explica o médico ortopedista Ivan Kuhn. “

Ele lembra que para que o processo de reabilitação seja melhor, o ideal é que o tratamento comece o quanto antes, “logo após a amputação, para que não haja rigidez articular pelo excesso de tempo em cadeira de rodas, por exemplo. Além disso, esse trabalho auxilia na preparação do coto para receber a prótese”, destaca.

O taxista Edson Luiz Coradin, de 60 anos, passou por uma amputação transfemural (acima do joelho) da perna esquerda, causada por uma trombose, que o impedia de voltar a dirigir mesmo com prótese. “Fui um dos primeiros pacientes. A amputação era recente, o que ajudou bastante na recuperação e na parte do equilíbrio. Hoje não sinto mais dor e já consigo trabalhar normalmente”, conta o morador de Colombo.

Para Matheus Maruan Rocha, de 20 anos, que perdeu os dedos da mão direita num acidente de trabalho, começar as sessões o quanto antes foi fundamental para seu tratamento. “Fiquei três semanas de cama e precisava de terapia ocupacional, pois não conseguia levantar e caminhar. Comecei os atendimentos em 11 de janeiro. A terapia ocupacional me ajuda a recuperar o lado sensorial da mão, e a fisioterapia auxilia na força muscular. Hoje já estou muito melhor, faço mais movimentos, meu polegar está mexendo bem, não sinto mais dor e recuperei a sensibilidade na mão”, relata o jovem de Porto União, que espera voltar ao trabalho na metade do ano.

Como participar

Podem agendar a avaliação gratuita pessoas que passaram por qualquer tipo de amputação, recente ou antiga, e tenham mais de 12 anos. Familiares podem se inscrever para oficinas terapêuticas. O hospital tem profissionais especializados em ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e assistência social

Os interessados podem agendar consultas diretamente no Centro de Reabilitação pelos telefones (41) 3513-3950 e 3513-3989, das 7h às 17h, ou presencialmente. O Centro tem capacidade de realizar 4,8 mil atendimentos neste primeiro semestre.

O local atende ainda pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde das 1ª e 2ª Regionais do Paraná, que aguardam na fila da UBS para prótese.

Serviço:

Hospital Angelina Caron: Centro de Reabilitação (para pacientes amputados)

Agendamento e informações: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Atendimentos: de segunda a sexta, das 7h às 19h 

Agendamento pelos telefones (41) 3513-3950 e 3513-3989 ou presencialmente no Centro (atendimento das 7h às 17h)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima