Ocupação de UTIs SUS em Curitiba chega a 83%

Secretaria Municipal de Saúde anunciou abertura de 58 novas vagas

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto e pediátrica em Curitiba passou de 80%. Dos 486 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, 403 estão ocupados.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak anunciou nesta quarta, dia 17, que até o dia 15 de julho serão ativados 58 leitos extras nos hospitais do SUS da cidade.

A taxa aumentou do início da semana, quando estava em 78%.

Dos 486 leitos, 227 são exclusivos para Covid-19 e estão 84% ocupados. Outras 259 são de uso geral e estão com 232 em uso.

Rede Privada

Nesta quarta, a secretária de Saúde fez um discurso sobre a “robustez” do sistema de atendimento médico da cidade e como o SUS e a rede privada atuam “em conjunto” na pandemia. No entanto, ela não divulgou o índice de ocupação dos leitos da rede considerando as vagas disponíveis nos hospitais particulares.

O Plural já solicitou a mesma informação para os principais planos de saúde da cidade e hospitais, mas em todos recebeu como resposta que o dado é fornecido a secretaria de saúde. Alguns alegam que se trata de informação estratégica.

Ainda na live desta quarta, Márcia Huçulak, informou que 48% da população da cidade é atendida na rede privada e que parte das pessoas internadas por Covid-19 são clientes de planos de saúde. Ela não informou, no entanto, qual percentual do total representa esse público.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima