Ocupação de UTIs SUS em Curitiba chega a 83% | Jornal Plural
Clube Kotter
17 jun 2020 - 17h56

Ocupação de UTIs SUS em Curitiba chega a 83%

Secretaria Municipal de Saúde anunciou abertura de 58 novas vagas

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto e pediátrica em Curitiba passou de 80%. Dos 486 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, 403 estão ocupados.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak anunciou nesta quarta, dia 17, que até o dia 15 de julho serão ativados 58 leitos extras nos hospitais do SUS da cidade.

A taxa aumentou do início da semana, quando estava em 78%.

Dos 486 leitos, 227 são exclusivos para Covid-19 e estão 84% ocupados. Outras 259 são de uso geral e estão com 232 em uso.

Rede Privada

Nesta quarta, a secretária de Saúde fez um discurso sobre a “robustez” do sistema de atendimento médico da cidade e como o SUS e a rede privada atuam “em conjunto” na pandemia. No entanto, ela não divulgou o índice de ocupação dos leitos da rede considerando as vagas disponíveis nos hospitais particulares.

O Plural já solicitou a mesma informação para os principais planos de saúde da cidade e hospitais, mas em todos recebeu como resposta que o dado é fornecido a secretaria de saúde. Alguns alegam que se trata de informação estratégica.

Ainda na live desta quarta, Márcia Huçulak, informou que 48% da população da cidade é atendida na rede privada e que parte das pessoas internadas por Covid-19 são clientes de planos de saúde. Ela não informou, no entanto, qual percentual do total representa esse público.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias