Choveu. Mas a situação está pior do que no ano passado

Chuvas continuam acima da média, mas não o suficiente para encher represas

Apesar de o nível médio das quatro barragens do Sistema da Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) ter voltado a subir em janeiro, o índice continua abaixo de 60%, considerado ideal. Atualmente, o nível total é de 48% – bem menor do que o índice de fevereiro de 2020, quando o nível dos reservatórios era de 77%. 

As chuvas acima da média no período entre novembro e janeiro não foram suficientes para findar a crise hídrica que os paranaenses enfrentam desde maio de 2020. “O cenário hidrológico é de recuperação progressiva e lenta da normalidade no Norte do Estado e Região Metropolitana de Curitiba. A recuperação para níveis normais com o escoamento da água das chuvas é ainda tímida”, conta o relatório de monitoramento das chuvas, feito pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Observatório do Clima. 

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), não há nenhum gatilho para redução ou suspensão total do rodízio até que a água chegue ao índice ideal. “O nível de 60% é considerado estratégico para a Sanepar avaliar a possibilidade de alteração ou suspensão do rodízio, dependendo das condições de chuvas e previsões meteorológicas.”

A Sanepar ainda reforça a importância da economia de água, principalmente neste período de verão, com altas temperaturas e a campanha do Meta20

Fevereiro

“As chuvas tendem a continuar acima da média neste mês”, afirma Marcolino Nascimento, meteorologista do Simepar. “O período entre fevereiro e abril é tipicamente chuvoso. Contudo, não podemos afirmar que isso vai ser o suficiente para que os níveis dos reservatórios voltem à normalidade.”

“Em fevereiro haverá chuvas oriundas de passagens de frentes frias e também chuvas como resultado do aquecimento diurno e disponibilidade de umidade, o que é muito comum durante o verão.” Segundo o meteorologista, a maior parte das chuvas pode ocorrer no fim da tarde. 

Colaborou: Matheus Koga

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Choveu. Mas a situação está pior do que no ano passado”

  1. Temos a ilusão que a chuva é suficiente para encher um rio, já que ” alaga ” nosso quintal. As pessoas precisam ter consciência da importância de poupar água. Não é raro no dia em que ela volta ouvir barulho de lavadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima