“Não devemos tolerar a intolerância”, diz Defensoria Pública sobre declaração de Monark

Nota de repúdio foi escrita pela Defensoria Pública do Paraná em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba

Nesta terça-feira (15), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), em conjunto com o Museu do Holocausto de Curitiba, divulgou uma nota na qual critica discursos de intolerância e a deturpação da ideia de liberdade de expressão. O documento faz referência à fala antissemita do youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, durante o podcast Flow, quando ele defendeu a existência de um partido nazista.

Na nota, a Defensoria argumenta sobre os limites da liberdade de expressão e da tolerância a determinados discursos e partidos políticos. Conforme o documento, legislações e tratados tanto nacionais quanto internacionais estabelecem que a garantia à liberdade de expressão não é absoluta e irrestrita (ou seja, não abarca um hipotético direito à manifestação de discursos de ódio) justamente para preservar outros direitos fundamentais.

O órgão ainda destaca que a ideologia nazista está ligada a uma noção de supremacia e extermínio, e que, assim como a liberdade de expressão, a liberdade de organização partidária também encontra limitações, não podendo ameaçar o regime democrático ou os diretos fundamentais dos indivíduos.

“Não custa lembrar que o Partido Nazista se fundou, em sua história, na defesa de uma superioridade racial falsa e que pregava a eliminação de uma série de grupos minoritários tidos como indesejáveis. […] Devemos aprender sobre os erros da história, para não repeti-los. E não devemos tolerar a intolerância”, diz parte do trecho.

Leia a nota na íntegra

Relembre

Na segunda-feira (7), durante a apresentação do podcast Flow, um dos mais ouvidos do Brasil, o youtuber Monark defendeu a existência de um partido nazista, afirmando que “se o cara quisesse ser um ‘antijudeu’, eu acho que ele tinha direito de ser”. O programa contava com a participação dos deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

Após a fala de Monark, o Museu do Holocausto de Curitiba se pronunciou por meio das redes sociais e fez um convite ao youtuber para que ele fizesse uma visita à instituição e conhecer a história dos crimes cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que culminaram no assassinato de mais de seis milhões de judeus.

Após a repercussão da declaração antissemita, Monark, que foi desligado do programa, postou um vídeo pedindo desculpas e respondeu ao convite da instituição judaica dizendo que “seria um prazer” visitar o espaço.

O youtuber ainda afirmou estar sofrendo um “linchamento desumano”, declaração que foi contraposta pelo Museu do Holocausto nas redes. Monark não se manifestou sobre a resposta da instituição.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em ““Não devemos tolerar a intolerância”, diz Defensoria Pública sobre declaração de Monark”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima