Motoristas de Uber em Curitiba: planejamento ajuda a aumentar ganhos

Estratégias ajudam motoristas a ganhar mais com o aplicativo

O mapa das tarifas dinâmicas no Centro de Curitiba ajuda usuários a planejar uma viagem mais barata, mas também pode ser útil a motoristas. Em fóruns de motoristas, profissionais experientes no aplicativo são unânimes em afirmar que perseguir a tarifa dinâmica é um péssimo negócio. Mas o acesso à informação pode ajudar o parceiro da Uber a ganhar mais.

Ir em direção a tarifa dinâmica pode ser um mau negócio porque a tendência é que deixe de estar ativa quando o uber se aproxima da região com demanda. Ela aparece quando o número de clientes é superior ao de carros da região.

Com a chance de ganhar 20% ou mais pelas corridas, os parceiros do aplicativo se dirigem ao local, fazendo a diferença entre clientes e carros cair, e, como consequência, o fator de multiplicação também despenca.

Mas ao conhecer antes as tendências da cidade, o motorista pode se adiantar à demanda. Alguns costumam desligar o aplicativo próximo de horários de pico, para evitar que sua presença reduza a chance de aparecer a cobrança dinâmica.

Quando já estão dentro do período de alta demanda, o motorista volta a se logar no sistema, se tornando disponível para corridas com o fator de multiplicação ativo. A estratégia inclui planejar paradas para ir ao banheiro e fazer lanche no período indicado.

O mapa abaixo indica a frequência da tarifa dinâmica por horário, das 13 às 24h. Quanto maior o círculo, maior a frequência. É possível ver que a demanda começa a aumentar por volta das 17, tem um pico às 18 e diminui a partir das 19h. E volta a aumentar às 22hs.

Segundo informações da Urbs, Curitiba tem cerca de 12 mil motoristas de aplicativos, o que inclui além da Uber, 99, In Driver e outros. A própria Uber não fornece informações sobre número de viagens, motoristas e valores na cidade porque os considera estratégicos.

Como foram obtidos os dados da Uber

Para poder monitorar as tarifas dinâmicas da Uber em Curitiba, o Plural usou um software pago que tem acesso à API da empresa. Tanto a Uber quanto a 99 possuem um serviço de consultas ao servidor das empresas que permite verificar tarifas, encontrar veículos e até solicitar corridas. No entanto, tanto na Uber quanto na 99 o acesso é restrito e depende de aprovação das empresas.

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