Motorista de ônibus morre por Covid-19 na RMC | Jornal Plural
Clube Kotter
6 jul 2020 - 15h09

Motorista de ônibus morre por Covid-19 na RMC

Profissional trabalhava nas linhas urbanas de São José dos Pinhais e teve primeiro teste negativo para a doença

Com 46 anos e diabetes, o motorista Lincoln Robson Dezenciol morreu neste domingo (5) vítima de Covid-19. Ele atuava nos ônibus urbanos de São José dos Pinhais, cidade em que morava, e teve seu primeiro teste para coronavírus negativo. A morte veio dez dias após o internamento.

A Auto Viação São José, empresa onde ele atuava, lamentou o óbito e informou que desde 16 de abril Lincoln estava trabalhando em redução de jornada de 50% e, desde meados de maio, “vinha exercendo sua função apenas no sistema urbano de São José dos Pinhais“.

Em 19 de junho, após sentir-se mal, o motorista fez o teste em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em SJP. Segundo a empresa, o resultado foi negativo. Lincoln foi liberado para ficar em casa, em isolamento. “Em 24 de junho, após sentir falta de ar, realizou novo teste, dessa vez com resultado positivo, e foi internado no Hospital do Rocio.”

A empresa afirma que acompanhou o caso desde o início e monitora outros dois funcionários que trabalharam com o motorista. Até o momento, eles não apresentaram sintomas de coronavírus. A Auto Viação São José não informou quantos funcionários já foram diagnosticados com a doença.

“A empresa continuará atuando rigorosamente nas medidas de prevenção à Covid-19, reforçando os cuidados e as orientações aos colaboradores, conforme protocolos criados pelo SESMT e aprovados pelos órgãos fiscalizadores, como MP, MPT, Vigilância Sanitária, Superintendência Regional do Trabalho, além de cumprir as determinações e orientações formais dos órgãos gestores (Urbs, Comec e Prefeitura de São José dos Pinhais)”, diz, em nota.

Motoristas de ônibus em Curitiba

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) aponta que, dentre os oito mil colaboradores das dez empresas do setor, apenas na Capital, 34 foram diagnosticados com Covid-19. “Todos, não apenas motoristas e cobradores.”

Entre os contaminados, 24 pessoas estão afastadas e dez já voltaram a trabalhar. “O colaborador que morreu não entra nessa contagem, pois ele fazia parte da Auto Viação São José que opera em São José (Matriz) e não entra na contagem de Curitiba.”

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias