Motorista cria divisória que protege condutores e passageiros

Renda da venda das divisórias ajuda curitibano a manter a filha na faculdade de Medicina

Quando a pandemia começou, em março, o motorista de aplicativo Valdemir Bijega, 56 anos, pensou: “sou do grupo de risco”. Ele já teve pneumonia e não se considera muito jovem. “Cheguei a ficar 15 dias parado, mas não dá”, conta. Foi quando decidiu criar uma forma de tentar se proteger contra o coronavírus: uma barreira transparente entre o motorista e o passageiro.

Do primeiro protótipo à versão final, foram dez tentativas. A divisória separa totalmente a parte da frente do veículo da traseira. É removível e lavável. E não exige nenhuma modificação no carro. “Quem aluga ou usa o carro para outros fins, pode por e tirar a divisória de acordo com a necessidade”, explica.

A invenção curitibana tem concorrentes chineses, mais baratos. “Mas o plástico é de pior qualidade e não veda totalmente”, defende Valdemir. A versão dele é presa nas laterais e no teto.

Divisória transparente é ideal para veículos de transporte de passageiros. Foto: Arquivo Pessoal

A peça instalada custa R$ 170. “É um valor que paga o material e meu dia de serviço e não explora o cliente”, diz. Já foram vendidas 20 unidades.

Técnico em telecomunicações, Valdemir trabalhava pelo aplicativo Uber desde que a remuneração na área deixou de ser atraente. “Não compensa. Os salários são muito baixos”, diz.

Casado, Valdemir mantém a casa junto com a esposa, que é professora da Rede Municipal de Curitiba. O casal tem três filhas adultas, duas já “encaminhadas”. É com a caçula que ele se preocupa. A moça cursa Medicina no interior do Paraná, com bolsa do Prouni, mas mesmo sem pagar mensalidade, os gastos são altos.

“A gente faz nossas ‘correrias’, ela economiza bastante, mas é uma despesa alta”, conta.

Quem tiver interesse em adquirir uma das divisórias veiculares pode entrar em contato pelo (41) 99679-7016.

Em São Paulo

A Uber implantou, em São Paulo, no início de junho, um Centro de Higienização para motoristas e entregadores parceiros. A unidade faz a desinfecção dos veículos e entrega um kit de proteção gratuito.

É possível também instalar uma divisória removível (de Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol) com proteção UV. O produto é gratuito para motoristas da categoria diamante e subsidiado para os demais. No entanto, ainda não há previsão de abertura de outros centros em outras cidades do país.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Motorista cria divisória que protege condutores e passageiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima