Ministério inclui pacientes HIV+ no plano de vacinação Covid-19

Mudança no Plano Nacional deverá ser seguida no estado e no município. Em Curitiba, 16.903 pessoas vivem com HIV/AIDS

O Ministério da Saúde republicou o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 com o detalhamento das comorbidades que estão entre as prioridades de vacinação. O detalhamento deve fazer com que estados e municípios incluam pacientes HIV positivo possam ser vacinadas nos primeiros grupos, uma reivindicação das entidades que acompanham a causa.

Em Curitiba, 16.903 pessoas vivem com HIV/AIDS.

O novo documento especifica entre as comorbidades os imunossuprimidos. Confira o detalhamento:

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV e CD4 <350 células/mm3; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.

Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19

Para as entidades do setor, a maior dificuldade agora é saber quem conseguirá ser vacinado, uma vez que o exame CD4 não tem sido realizado pelo SUS em diversas regiões do país.

Segundo o deputado estadual Goura (PDT), que questionou a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) a respeito da exclusão do grupo na vacinação, o Paraná já havia sido alertado da alteração. A expectativa, portanto, é que a SESA e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba acatem a alteração feita pelo Ministério.

“Seguimos em estado de atenção e cobrando das autoridades que esse tema seja tratado com a devida importância pela situação de risco e fragilidades diversas que os portadores já enfrentam e que possam ter o benefício da vacinação o quanto antes”, disse o parlamentar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima