Meteorologista que previu onda de frio diz ter sido mal interpretada: “Não é para pânico”

Profissional alerta que frio será intenso, mas previsões alarmistas são fruto de interpretações equivocadas

Nesta terça-feira (27), a meteorologista e sócia diretora da Metsul Meteorologia, Estael Sias, esclareceu alguns pontos sobre a onda de frio que passará pela região Sul esta semana. Sias explica que, de fato será um período de temperaturas intensas, mas nada muito além do que já tenha sido presenciado nos últimos anos.

“O que a gente vai ter de fato é uma das massas de ar polar mais intensas dos últimos 21 anos, concorrendo com as massas que fizeram história como nos anos 2000, 2007, 2009, 2012 e 2013. Está entre as cinco massas de ar polar mais intensas deste século, de 2000 para cá. Isso significa que vai trazer geada em muitos municípios do Sul do Brasil, que vai trazer sensação de frio muito forte quarta e quinta-feira, tardes com 8ºC, 10ºC pelo Sul do Brasil. Com o vento, a sensação térmica vai ser temperatura zero ou negativa dependendo da região.”

A meteorologista ainda explica que as temperaturas mais extremas ficarão restritas a apenas algumas regiões do sul do país. “Regiões de 2.000m de altitude como é o caso de Urupema, Bom Jardim da Serra, região de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, de 1.200m, como São José dos Ausentes, que tem 1.400 metros de altura, são áreas que tem um clima peculiar, até mesmo a Serra de Palmas no sul do Paraná que tem 1.100m são áreas que tem um tempo mais ventoso, onde a temperatura mais cai. O vento acaba trazendo uma sensação de frio muito forte, então a sensação térmica nessas áreas específicas são mais altas, mas é dentro do padrão. Isso não é a realidade da grande parte dos municípios localizados em regiões mais baixas”, diz. 

Desinformações

Estael Sias declarou também que desde que os dados foram publicados, diversos mal entendidos aconteceram: “O que a Metsul disse desde o primeiro post e mantém é que esta será uma das mais intensas massas de ar polar desde 2000, ou seja, deste século. O nosso material é mais detalhado e as pessoas têm preguiça de ler e fazem interpretações equivocadas. Teve jornal que informou que a Metsul disse que seria a mais intensa desde 2000. E não foi o que dissemos. Corrigimos inúmeras matérias.”

Em relação às informações que andam circulando nas redes sociais, sobre o frio poder causar gangrena de membros do corpo, ela também ressalta que a informação é descabida. “É completamente fantasioso comentários acerca de perda de membros, os dedos por conta do frio. Não dá para minimizar a atuação dessa massa de ar polar, vai ser um evento importante de frio, mas nada ao ponto de gerar pânico na população”, explica.

Precauções

O capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal, explica que com a chegada da onda, é importante que as pessoas tomem certos cuidados: “A população deve acompanhar as orientações que a gente vai divulgar. Devem também se abrigar e se manter aquecidos, mas tomando os cuidados de medida de segurança em relação ao uso de aquecedores e outras formas de se aquecer para evitar problemas, intoxicações ou até mesmo incêndios. Quem tem animais de estimação ou de produção deve procurar abrigar os mais expostos. E quem tiver possibilidade de auxiliar os mais vulneráveis, que estão mais expostos ao frio, auxiliem dessa maneira também.”

Texto de Jully Ana Mendes, sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Meteorologista que previu onda de frio diz ter sido mal interpretada: “Não é para pânico””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima