MEC determina volta à sala de aula nas universidades federais

Regra vale a partir de 4 de janeiro, a não ser onde legislação local proíba

Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação em Diário Oficial nesta quarta (2) determina a volta às aulas presenciais em todas as universidades federais do país. A exceção são as instituições que ficam em locais onde há decretos proibindo a volta.

No Brasil inteiro são 63 instituições federais de ensino que contam hoje com mais de 1,3 milhão de matrículas, tanto em cursos de graduação quanto pós-graduação. A portaria também implica à volta ao local de trabalho de mais de 120 mil professores, além de outros funcionários.

A Portaria 1.030, assinada pelo ministro Milton Ribeiro, determina que as aulas presenciais devem ser a regra a partir de 4 de janeiro, e que as aulas remotas (adotadas pelas universidades desde o começo da pandemia) passarão a ser usadas apenas como ferramenta complementar e excepcional.

Segundo o MEC, as universidades federais deverão se basear no protocolo de biossegurança criado pelo próprio ministério. No caso de estágios e atividades laboratoriais, a excepcionalidade para que não sejam realizadas presencialmente, diz a portaria, depende do que determinou o Conselho Nacional de Educação.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “MEC determina volta à sala de aula nas universidades federais”

  1. Claudia Regina Baukat Silveira Moreira

    Cortina de fumaça pra tirar a atenção dos cortes do orçamento que está em discussão no Congresso. Universidade têm autonomia didático-pedagógica e administrativa, de acordo com a Constituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima