Lotado, Pequeno Príncipe fecha pronto atendimento

O Pronto Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe está fechado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) desde as 19 horas de ontem, dia 7 de maio. A instituição, que recebe encaminhamento pediátricos de toda Curitiba e região, diz que […]

O Pronto Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe está fechado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) desde as 19 horas de ontem, dia 7 de maio. A instituição, que recebe encaminhamento pediátricos de toda Curitiba e região, diz que está com 98% dos leitos ocupados e que teve um pico de atendimento. Na média, o hospital atende de 80 a 90 crianças por dia. Ontem foram 650 atendimentos e até sete horas de espera.

Com o fechamento, o hospital comunicou a falta de vagas para internação ao sistema de leitos do SUS em Curitiba e passou a não aceitar pacientes que vão direto para a instituição, sem encaminhamento. Segundo a assessoria, não há previsão para a reabertura das portas do PA.

O Pequeno Príncipe é uma instituição de atendimento terciário no SUS, ou seja, recebe apenas encaminhamentos de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mas segundo o hospital, apenas 3% dos pacientes que chegam no PA tem encaminhamento médico. O fechamento das portas é uma situação limite que, segundo a instituição, visa garantir a qualidade do atendimento dos pacientes já sob cuidados do hospital.

No Pronto Atendimento para convênios e particular, o atendimento permanece normal, mas é possível que casos de internamento sejam encaminhados para outras instituições.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima