Letalidade da Covid-19 em Curitiba é de 3,9%

São 36 óbitos de residentes da capital, dos 921 casos confirmados

Nesta sexta-feira (22/5), Curitiba registrou mais um óbito em decorrência da Covid-19. São agora 36 o número de residentes na cidade vitimados pela infecção do novo coronavírus. Um homem de 64, que estava internado em UTI, faleceu. A taxa de mortalidade da doença em Curitiba é de 3,9% – abaixo da porcentagem brasileira, que está em 6,3%, com mais de 21 mil óbitos.

A maior parte dos óbitos registrados na cidade foram de homens, acima dos 60 anos e com pelo menos um fator de risco ou comorbidades.

Também foram registrados oito novos casos da doença, totalizando 921 notificações desde 11 de março. O município registra, ainda, 262 casos suspeitos, 1.930 descartados, 674 recuperados e 259 internamentos por complicações desde março. Hoje, são 73 pacientes sob cuidados hospitalares: 35 em UTI e oito com suporte de ventilação mecânica (respirador).

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Até terça-feira (19/5), já haviam sido feitos 10.138 testes na cidade, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O número engloba testes moleculares, que recolhem amostras respiratórias de pacientes com sintomas; até testes sorológicos, que indentificam a presença de anti-corpos para a doença.

Nas duas últimas semanas, a Secretaria também tem divulgado a distruibuição de casos confirmados pelos distritos da cidade. A regional Matriz segue sendo a com maior registro de pacientes, e com o maior coeficiente de incidência por 100 mil habitantes, seguida pela regional de Santa Felicidade. De acordo com o órgão, os números mais altos indicam os locais por onde a infecção deu entrada na cidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Casos confirmados

Dados do município também indicam que, com a propagação da doença, há também um aumento nas faixas etárias atingidas. Atualmente, a maior incidência da doença acontece em três intervalos de idade: de 30 e 39 anos, 40 a 49, e de 50 a 59 anos.

Olhando para as internações, há a predominância de mulher, e pessoas acima dos 50 anos. Em média, 28% dos casos confirmados em Curitiba têm apresentado complicações, e demandado hospitalização. Segundo a secretaria, a maior parte das internações por síndromes respiratórias têm testado negativo para o novo coronavírus.

Em termos de ocupação das UTIS, nesta quinta (22/5) o município ativou 20 novos leitos exclusivos para o tratamento dos infectados pela Covid-19. A cidade conta, agora, com 227 leitos Covid-19. Com os “novos” leitos extras, 44% estão ocupados. Vale ressaltar que a secretaria não divulga a taxa de ocupação por leitos totais de UTI, disponíveis na cidade.

Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, Curitiba está indo bem na briga contra o coronavírus. Apesar da avaliação positiva, ela destaca que “por muito tempo nós vamos usar máscara, por muito tempo ainda é importante manter o distanciamento social”.

No Paraná

O Paraná tem 2.938 casos confirmados da Covid-19 e 146 óbitos em decorrência da doença. Os dados atualizados constam no informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta sexta-feira (22/5). Houve um aumento de 129 casos e cinco mortes em relação ao informe do dia anterior.

Os óbitos relatados nesta sexta-feira são de três homens e duas mulheres, todos estavam internados. Uma moradora de Jataizinho, de 55 anos, e outra de Contenda, 75 anos, morreram dia 22. Um homem de 78 anos, de Londrina, faleceu dia 20; outro, com 76 anos, residia em Paranaguá e morreu dia 21. Um morador de São José da Boa Vista, foi a óbito dia 22, aos 53 anos de idade. Do total de casos confirmados, 226 pacientes estavam internados nesta sexta-feira, sendo 133 em enfermaria e 90 em UTI.

Chega agora a 204 o número de cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 55 municípios há registro de óbitos pela doença. As novas confirmações são de Alto Paraná (1), Andirá (1), Arapongas (1), Araucária (8), Boa Vista da Aparecida (1), Cambé (2), Campina Grande do Sul (2), Cascavel (20), Céu Azul (1), Chopinzinho (1), Cianorte (4), Colombo (1), Corbélia (1), Cornélio Procópio (4), Cruzeiro do Iguaçu (1), Curitiba (18), Fazenda Rio Grande (3), Goioerê (1), Guairacá (1), Guaratuba (2), Ibiporã (3), Imbituva (3), Jacarezinho (1), Jataizinho (1), Londrina (18), Lupionópolis (1), Mandirituba (1), Manoel Ribas (1), Maria Helena (1), Maringá (1), Matinhos (1), Paranaguá (1), Paranavaí (3), Piraquara (1), Ponta Grossa (1), Quatro Barras (3), Rio Branco do Sul (1), Rolândia (2), Santo Antônio do Caiuá (1), São José dos Pinhais (5), Tamboara (1), Tapejara (1), Telêmaco Borba (1), Terra Rica (1), Umuarama (1) e Wenceslau Braz (1).

FDuas novas confirmações de residentes de fora do Paraná foram contabilizadas no informe de hoje. O total chega a 47 casos. São moradores de Santa Rita, no Maranhão, e Trindade, em Goiás. Três pessoas que foram atendidas no Paraná e residem fora do estado foram a óbito.

Dois casos foram excluídos por duplicidade, ambos confirmados por laboratórios particulares: um no dia 16 de maio, como residente em Curitiba, e ouitro no dia 21, como residente em Londrina. Um caso também confirmado por laboratório particular, no dia 20, como residente em Bela Vista do Paraíso, foi transferido para Alvorada do Sul.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima