Justiça determina isolamento de família que nega coronavírus | Jornal Plural
24 jul 2020 - 17h52

Justiça determina isolamento de família que nega coronavírus

Mesmo com teste positivo para doença, eles foram vistos sem máscaras pela cidade

“Essa doença não existe, é politicagem e não mata qualquer um”, disse o membro de uma família de Nova Tebas, na comarca de Manoel Ribas, no Centro do Paraná. A descrença fez com que ele e outros familiares fossem flagrados sem máscara em bancos e comércios da região, mesmo depois de receberem o diagnóstico positivo para Covid-19. Com isso, foram obrigados pela justiça a permanecer em isolamento.

A decisão veio da juíza Daiana Schneider. “É certo que os requeridos colocam em risco a saúde de toda a população local, razão pela qual devem ser reprimidos. Igualmente, estão evidenciados o perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo, impondo-se a repressão imediata pelo Poder Judiciário para prevenção da saúde da coletividade e segurança da ordem social, diante dos reiterados atos de insubordinação e desrespeito às normas preventivas da pandemia.”

A magistrada destacou, na sentença, que o direito à liberdade individual não pode prevalecer sobre a saúde coletiva. “As orientações médicas e sanitárias devem ser respeitadas por todos, indistintamente, a fim de impedir a proliferação desse vírus altamente contagioso – que já causou mais de oitenta mil óbitos no Brasil, em poucos meses. Logo, noticiados comportamentos que demonstram ausência de responsabilidade social e colocam em risco a saúde da coletividade, é necessária sua limitação.”

Caso voltem a descumprir o isolamento, os familiares terão que pagar multa de R$ 1 mil, cada um, por cada vez que forem vistos na rua.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Um comentário sobre “Justiça determina isolamento de família que nega coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias