Jac Fressatto, do Robô Laura, estreia coluna no Plural

A cada duas semanas, Jac vai tratar de tecnologia, inovação, inteligência artificial e muito mais

O Plural passa a publicar nesta terça-feira a coluna “Piratas na Proa”, de Jac Fressatto, mais conhecido como o autor do Robô Laura. A cada duas semanas, Jac vai tratar de tecnologia, inovação, inteligência artificial e muito mais. Vai revezar o espaço com o escritor Marcos Pamplona, outra novidade recente e muito bem-vinda no jornal.

O robô Laura é um instrumento desenvolvido por Jac para detectar risco de sepse em pacientes internados em hospitais. Cruzando dados de exames, da doença de cada paciente e da última visita feita pelos profissionais de saúde, o sistema é capaz de identificar sintomas que são sinais de alerta para infecção generalizada.

A sepse é uma das causas mais comuns dentro de hospitais, e nem sempre é detectada a tempo pelos profissionais de saúde, por se desenvolver de maneira sutil e não ser facilmente perceptível. Com o robô, que já está implantado hoje em seis hospitais, vidas são salvas diariamente.

Por que o nome da coluna? O próprio Jac explica no primeiro texto:

“Eu escolhi este nome para minha coluna, porque quando os antigos marujos ouviam alguém gritar: PIRATAS NA PROA, era um aviso que nada podia-se fazer, a nave estava invadida. A chamada ‘revolução tecnológica’, aquela da inteligência artificial e do aprendizado das máquinas, não tem mais volta.”

Quem quiser embarcar neste navio pode clicar aqui para ler o texto inicial de Jac.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima