Indígenas da aldeia Kuaray Haxa pedem doações de brinquedos e doces para o Dia das Crianças

Atualmente, são nove crianças que vivem na aldeia, localizada no litoral do Paraná

Com a chegada do Dia das Crianças na próxima terça-feira, 12 de outubro, famílias indígenas da aldeia Kuaray Haxa, no litoral do Paraná, estão pedindo doações de brinquedos e doces para comemorar a data com os pequenos.

Eliane de Castro, uma das representantes da aldeia, conta que, antigamente, o Dia das Crianças era comemorado pelos Mbya Guaranis através da colheita. “Os mais velhos faziam plantações com as crianças, tinha milho sagrado (o milho mirim), a cana, melancia e quando chegava a época de colher esse milho, esse era o dia das crianças. A gente fazia um ritual para consagrar as plantas e as frutas que a gente colhia para as crianças.”

Como a área da Kuaray Haxa faz parte, atualmente, da Reserva Biológica Bom Jesus (REBIO Bom Jesus), as famílias não podem plantar na terra e, por isso, precisaram adaptar as comemorações do Dia das Crianças. “Muitas coisas mudaram. Agora as crianças aprendem sobre o dia das crianças do dia 12 nas escolas do branco. Como agora não dá para fazer a cultura e as tradições de antigamente, vamos adaptar. Todas as crianças têm esse direito e oportunidade de festejar e comemorar esse dia”, defende.

A Kuaray Haxa

De acordo com Eliane, a jornada para chegar à região, localizada na divisa dos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, foi longa. Tudo começou em 2005, quando Eliane ainda era uma criança. Naquele ano, a mãe de Eliane, uma líder espiritual muito importante na aldeia, começou a ter visões sobre o caminho que os parentes deveriam seguir, e eles foram. “Como temos essa cultura e tradição dos antepassados, a gente acredita muito nessas visões. Fomos andando e passando por vários lugares até chegar aqui nessa aldeia no dia 19 de abril de 2012”, relata. 

Como era um dia quente e ensolarado quando chegaram ao território, Eliane conta que os parentes decidiram nomear a aldeia de Kuaray Haxa, que significa raio de sol em guarani. Hoje, são seis famílias, cerca de 27 pessoas, que lutam pela permanência na região.

Em 2012, o Governo Federal decretou para o local a criação de uma unidade de conservação de proteção integral: a REBIO Bom Jesus, que restringe a presença de comunidades. Dois anos depois, a Justiça Federal decidiu pela continuidade da Aldeia Kuaray Haxa na área. No entanto, o grupo ainda aguarda a sentença definitiva para ter a permanência garantida.

“A gente está na luta até hoje pelo território, mas cremos em Nhanderu que tudo vai dar certo. A gente ainda está permanecendo, resistindo”, afirma Eliane.

Foto: Reprodução/Facebook

Como doar

As doações de brinquedos ou doces podem ser entregues no ponto de coleta da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que fica na Rua General Carneiro, número 35, no Centro Histórico de Paranaguá, e devem ser feitas até o próximo domingo (10). Há também a possibilidade de realizar doações em dinheiro para o PIX da própria Eliane, com o código [email protected]

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima