Inchaço nos pés pode ser sintoma de Covid-19

Dedos inchados e coçando podem ser indicativo da doença

A médica dermatologista da Northwestern Medicine dermatologist, Dr. Amy Paller, identificou o que pode ser um novo sinal de infecção por coronavírus: inchaço nos dedos dos pés. Em release divulgado pela universidade, a médica diz que há relatos sobre o misterioso inchaço que deixa os dedos do pé roxos, azuis ou vermelhos em todos os Estados Unidos.

A condição está sendo chamada informalmente de “dedos de covid” num banco de registros de dermatologia pediátrica americano. Como há restrição no acesso a testes para a doença, a desconfiança ainda não foi confirmada.

Reportagem do último dia 5 de maio no New York Times também relata a mesma situação. Segundo os médicos ouvidos pela repórter Roni Caryn Robin os casos de inchaço foram relatados por pacientes sem outros sintomas. Há registros de casos também na Espanha, Bélgica e Itália.

Os “pés de covid” parecem acometer pacientes jovens (crianças e adolescentes) que não demonstram outros sinais da doença. As lesões doem, coçam ou causam calor no local. Os especialistas ouvidos pelo New York Times, no entanto, recomendam não ir ao atendimento de emergência para evitar exposição desnecessária.

Pé de uma adolescente quatro semanas depois da primeira manifestação do sintoma. Foto: Amy Paller/ Northwestern University

“Não temos certeza se isto tem relação com a Covid-19, mas por ter se tornado comum agora durante a pandemia e estar ocorrendo em pacientes assintomáticos ou com poucos sintomas, parece ser mais do que uma coincidência, e sim uma manifestação da doença para pacientes adolescentes e jovens adultos”, disse Paller, que é presidente da Feinberg Escola de Medicina da Northwestern University e dermatologista pediátrica do Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital de Chicago.

A boa notícia é que o sintoma desaparece sozinho em algumas semanas. E pode ser apenas um sinal de que o organismo está produzindo uma resposta imunológica ao coronavírus.

Sobre o/a autor/a

14 comentários em “Inchaço nos pés pode ser sintoma de Covid-19”

  1. vanesca cruz de sousa

    tive Covid pela 3 vez , mesmo vacinada com 4 doses pois trabalho como agente de saúde…a última foi final de novembro 2020….todas as vezes tive esses sintomas…coceira e urticária no pescoço, ombros, braços, barriga e torso….coceira nas mãos e pés…após coceira nas mãos e pés eles incham e doí muito…coceira insuportável, e dor insuportável…vivo tendo isso…chego a me machucar de tanto coçar.. a dor é tanta q não consigo colocar os pés no chão eles viram uma bola tanto a parte de cima qto a parte de baixo..hj mesmo os dois pés estão inchados e as mãos cocando..

  2. Estou com muita coceira nos dois pés incha fica igual uma bola e está muito vermelho começa coçando é uma sensação agonizante…já tomei anti alérgico passei pumada…melhora depois volta….não aguento mais…

  3. Meu dedo do pé esquerdo está dolorido como se tivesse inchado. Quando movimento sinto uma resistência. Não é frieira. Eu já analisei. Não sei diser o que é.

  4. Andrea Silva Valença

    Hj dia 5/7/2021 estou com os mesmos sintomas, na vdd começou ontem no pé esquerdo, coceira em cima dos dedos, vermelhidão e inchaço, achei q fosse pq estou de meias de dia e a noite, não estou tirando por conta do frio,ontem a noite passei uma pomada antialérgica, q meu marido tava usado pra frieira, e não coçou mais,só q agora as 16:30 , e agora msm , começou a coçar r e inchar do pé direito,
    Lendo esses relatos fiquei preocupada,

  5. Tomei a 2ª dose da vacina e estou com os dedos doloridos, inchados e coçando. Procurei alguma causa e achei essa matéria aqui… será coincidência?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Karina, é importante que você comunique essas reações a secretaria de saúde do seu município. Eles mesmos podem te orientar em relação a elas.

  6. Minha filha teve isso ano passado em maio(2019), ela foi tratada no médico,mas não sabiam o que era, mas melhorou. Começou em maio de novo deste ano e está até agora em julho de 2020.

    1. Daniele paula dos santos

      Boa noite tenho uma filha de 8 anos e em dezembro do ano passado tivemos covid e ela apos os 23 dias de terminio do covid ela apresentou uma psoríase nos pés e nas mãos levei a uma dermato ela disse q poderia ser do covid então passou a ela o idratante fisiogel foi muito bom não voltou mais.

  7. Jhuanny oliveira da Cruz

    Tive isso maio de ano passado, fui tratada no medico, n sabiam oq era, mas passaram uma pomada e antialérgico, e parou. Esse ano em maio voltou e coça durante a madrugada, e estou com isso até hoje julho de 2020. Achei estranho ser covid

    1. Olá, tive algo no peito do pé e um dos dedos bem característico da foto uma ligeira inflamação abaixo em relevo parece inchaço mas era pontual a ferida, acabei por aceitar ao longo do tempo ser psoríase até sumiu te retornou mais forte no mesmo local . Caso persista tenta tratamento como para psoríase, apenas nos últimos dois messes sinto ficar livre disso o dedo já está perfeito o peito do pé sem coçar ou escamas a inflamação local 2 de 0 a 10 e apenas com algo que introduzi na alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima