Inchaço no pé pode ser sintoma de Covid-19 | Jornal Plural
Clube Kotter
4 maio 2020 - 11h30

Inchaço no pé pode ser sintoma de Covid-19

Dedos inchados e coçando podem ser indicativo da doença

A médica dermatologista da Northwestern Medicine dermatologist, Dr. Amy Paller, identificou o que pode ser um novo sinal de infecção por coronavírus: inchaço nos dedos do pé. Em release divulgado pela universidade, a médica diz que há relatos sobre o misterioso inchaço que deixa os dedos do pé roxos, azuis ou vermelhos em todos os Estados Unidos.

A condição está sendo chamada informalmente de “dedos de covid” num banco de registros de dermatologia pediátrica americano. Como há restrição no acesso a testes para a doença, a desconfiança ainda não foi confirmada.

Reportagem do último dia 5 de maio no New York Times também relata a mesma situação. Segundo os médicos ouvidos pela repórter Roni Caryn Robin os casos de inchaço foram relatados por pacientes sem outros sintomas. Há registros de casos também na Espanha, Bélgica e Itália.

Os “pés de covid” parecem acometer pacientes jovens (crianças e adolescentes) que não demonstram outros sinais da doença. As lesões doem, coçam ou causam calor no local. Os especialistas ouvidos pelo New York Times, no entanto, recomendam não ir ao atendimento de emergência para evitar exposição desnecessária.

Pé de uma adolescente quatro semanas depois da primeira manifestação do sintoma. Foto: Amy Paller/ Northwestern University

“Não temos certeza se isto tem relação com a Covid-19, mas por ter se tornado comum agora durante a pandemia e estar ocorrendo em pacientes assintomáticos ou com poucos sintomas, parece ser mais do que uma coincidência, e sim uma manifestação da doença para pacientes adolescentes e jovens adultos”, disse Paller, que é presidente da Feinberg Escola de Medicina da Northwestern University e dermatologista pediátrica do Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital de Chicago.

A boa notícia é que o sintoma desaparece sozinho em algumas semanas. E pode ser apenas um sinal de que o organismo está produzindo uma resposta imunológica ao coronavírus.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

3 comentários sobre “Inchaço no pé pode ser sintoma de Covid-19

  1. Tive isso maio de ano passado, fui tratada no medico, n sabiam oq era, mas passaram uma pomada e antialérgico, e parou. Esse ano em maio voltou e coça durante a madrugada, e estou com isso até hoje julho de 2020. Achei estranho ser covid

  2. Minha filha teve isso ano passado em maio(2019), ela foi tratada no médico,mas não sabiam o que era, mas melhorou. Começou em maio de novo deste ano e está até agora em julho de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias