Igreja de Curitiba acolhe 29 refugiados de guerra ucranianos; veja vídeo da chegada

Ação é da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no bairro Batel. Os ucranianos ficarão hospedados em casa de retiro em Guarapuava

A Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB) recebeu na tarde desta sexta-feira (18) sete famílias ucranianas que deixaram o país do Leste europeu em função da invasão do exército russo. São 29 pessoas, sendo dez mulheres, dois homens e 17 crianças, que desembarcaram nesta manhã em São Paulo e seguiram de ônibus para a capital do Paraná.

Visivelmente cansados e transtornados pela longa viagem, mas em boas condições de saúde, os refugiados foram recepcionados por volta das 16h30 por representantes da igreja, da comunidade ucraniana, pelo governador Ratinho Jr. e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. A imprensa não pôde conversar com eles.

As famílias, formadas principalmente por professores e oriunda de diversas regiões da Ucrânia, serão alojadas em um hotel no Batel e, neste domingo (20), serão levadas para uma casa de retiros em Guarapuava, no região central do estado, onde devem permanecer cerca de uma semana. Os dois homens adultos puderam deixar a Ucrânia por serem pais de mais de três filhos.

Nos próximos dias, alguns refugiados serão levados a Prudentópolis, cidade de 52 mil habitantes, dos quais 75% são descendentes de ucranianos. O governo do Paraná se ativou para encontrar um terreno no município, já a construção das moradias vai ficar a cargo da igreja. A ação foi feita pela Associação Batista de Ação Social de Curitiba.

“Eles estão no Brasil porque quiseram vir para o Brasil, porque leram [sobre o Brasil]. Aqui não tem nenhum analfabeto, é tudo um pessoal de ótimo nível. Eles devem ter pesquisado e visto que somos o melhor país do mundo e resolveram vir”, afirmou o pastor Elias Dantas, que recepcionou os refugiados na chegada em São Paulo e os acompanhou até Curitiba.

As famílias ingressaram no Brasil com o visto humanitário na condição de refugiados. De acordo com o pastor, após o fim do conflito, elas vão decidir se retornar ao país de origem ou se permanecer no Brasil. Por enquanto, a igreja vai se encarregar de dar moradia e sustento para elas.

“Essa é uma igreja de classe média, então vai ter que alugar uma casa de classe média para eles, educação para os filhos, aula de português para os adultos, comida enquanto durar essa guerra”, explicou Dantas.

Neste sábado (19) os ucranianos farão um passeio por Curitiba e no domingo seguirão para Guarapuava. Todas as despesas serão cobertas pela ação social da PIB. No domingo (20), às 11h, as famílias participarão da missa. A orquestra da igreja vai tocar o hino da Ucrânia e crianças entregarão presentes para as famílias acolhidas.

A ação de acolhimento dos refugiados no país faz parte de um plano de ação da organização Global Kingdom Partnership Network (GKPN), que reúne várias igrejas pelo mundo. Em Curitiba, a Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba, por meio da Associação Batista de Ação Social (ABASC), recebe as famílias nesse primeiro momento e fornece hospedagem e alimentação.

“Temos uma rede de igrejas trabalhando no mundo todo para que isso aconteça, na Europa, na fronteira (da Ucrânia) e nesse trabalho de recepção”, disse o pastor Paschoal Priagine Jr, da PIB. As células da igreja (grupos de estudos bíblico com reuniões semanais) estão se mobilizando para arrecadar materiais de higiene e alimentos.

O plano de contingência da organização GKPN prevê o acolhimento e integração das famílias nos países de refúgio. A primeira fase foi alistar igrejas e ONGs cristãs na angariação de recursos financeiros e humanos para ajudar nas ações de socorro e de emergência em foco na Ucrânia. A segunda fase, que está em andamento, é a retirada de refugiados, nas fronteiras com a Ucrânia e em todo o
mundo através das igrejas locais parceiras.

A terceira fase é a reunificação das famílias no próprio país de origem. A ideia é que os refugiados espalhados pelo mundo sejam repatriados. Se optarem por ficar definitivamente no país anfitrião, o encontro com suas famílias no país de origem será facilitado. Na quarta fase do plano as famílias serão ajudadas a recuperar a estabilidade nas suas casas e cidades. Caso decidam ficar no novo país, a igreja ajudará a legalizar seu novo estatuto, encontrar emprego e moradia.

*Com colaboração de Andrea Torrente

Sobre o/a autor/a

10 comentários em “Igreja de Curitiba acolhe 29 refugiados de guerra ucranianos; veja vídeo da chegada”

  1. Eu tenho interesse em dar a minha ajuda aos refugiados, abrigando crianças que não possuam o suporte dos pais. Favor entrar em contato por e-mail.

  2. Parabéns a toda igreja envolvida nesse lindo projeto. Que Deus abençoe essas pessoas que chegam em nosso país depois de viverem o horror da guerra, deixando seu país, famílias, amigos uma vida para trás. Não é fácil que eles tenham o acolhimento que merecem. Deus abençoe todos os povos que sofrem com as guerras. ?

  3. Graças a Deus, e a ajuda da primeira igreja Batista de Curitiba, e a todos que estão ajudando, louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo, aleluias.

  4. Lucia Maria Jardim

    Parabéns a todos que estão acolhendo os que precisam e dando condições para que a dor deles sejam amenizadas. E que Deus continue abençoando a cada um de vcs.

  5. A Igreja Batista é Evangélica e, pelo que eu entendo, como Evangélica que sou, não reza missa, como está na reportagem e sim, faz cultos. Se eu estiver errada, me corrija. Que os refugiados sejam bem vindos e o Senhor os proteja sempre!

  6. Pelo que entendi Sônia , ele quis dizer que não vieram aqui para o Brasil sem saber pra onde estavam vindo, como analfabetos fariam. Não quis desmerecer os analfabetos ! Poderiam escolher outro país, mas escolheram aqui por considerar o melhor país do mundo . O pastor quis fazer um elogio ao nosso país !
    Quanto à questão da doação, entendi que o governo vai doar um terreno e neste vão ser construídas casas provisórias, pra eles morarem enquanto estão aqui no país , pois o seu visto por enquanto é provisório ! Provavelmente após o término de tudo isso, ali será o lugar de um projeto social de acolhimento de pessoas necessitadas de ajuda, num momento difícil de suas vidas ! E eles vão tocar as suas vidas trabalhando e se sustentando como nós brasileiros, caso queiram ficar ! É uma situação provisória ! Que Deus os abençoe e nos abençoe também ! Nos ajude a termos um coração grato por tudo o que temos em nosso maravilhoso país! E que sempre tenhamos um olhar de amor aos mais necessitados , não importa a sua nacionalidade, instrução ou cor!

  7. “Nenhum analfabeto”?
    Não entendi a colocação do pastor,sou a favor de receber pessoas que fogem deste tipo de cituaçao,segundo o que li na reportagem o governo vai dar terreno pra eles,sou Brasileira e também quero um terreno,pois pago aluguel e não tenho condições de comprar,e já disse que não sou contra receber refugiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima