Hospital de Clínicas fecha última ala exclusiva para atendimento de Covid-19

Hospital que chegou a ter 273 leitos ocupados por pacientes com Covid-19 agora tem apenas três

Na tarde desta terça-feira (16), o Complexo Hospital de Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), fechou a última ala exclusiva da instituição que atendia pacientes infectados pela Covid-19. O principal motivo para a desativação do setor é a mitigação da pandemia e consequente queda de procura da população por atendimentos relacionados à doença.

Segundo a professora titular da UFPR e superintendente do HC, Claudete Reggiani, o processo de reestruturação do hospital foi gradual e, agora, com a baixa demanda, as cerca de 100 mil consultas especializadas e mais de 10 mil cirurgias eletivas que precisaram ser suspensas por conta da pandemia estão sendo retomadas. “Foi um momento simbólico dos profissionais – que foram realmente grandes heróis anônimos da pandemia – de fazer esse encerramento e agora retomar a missão do hospital”, afirma.

No início de 2020, além do 6º andar do HC – que compreende a área ortopédica – pelo menos outros quatro andares foram remanejados para atendimento exclusivo de pacientes infectados ou com suspeita do vírus. Na época, o hospital chegou a ter 273 leitos destinados ao tratamento da doença ocupados: 93 de UTI (adulto e pediátrico) e 180 de enfermaria. Atualmente, o HC tem apenas três pacientes com o Sars-Cov-2, já em fase final do quadro infeccioso.

De acordo com Claudete, o hospital seguirá atendendo pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, mas agora não haverá uma área específica para isso. Além disso, a superintendente certifica que o HC poderá reorganizar novamente setores destinados ao atendimento de Covid-19, caso seja necessário. “Se a pandemia voltar, a gente vai ter que refazer o processo. Eu acho que não dá para acreditar que tudo acabou. Esperamos que não tenha outra onda, mas se tiver, nós estaremos prontos. Teremos esse poder de transformação, agora já com aprendizado”, garante.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Hospital de Clínicas fecha última ala exclusiva para atendimento de Covid-19”

  1. A todas trabalhadoras e trabalhadores desse grande hospital paranaense, o HC, nosso muito obrigado! Vocês são as verdadeiras heroínas e heróis desse triste país.
    Assistam e confiram O vídeo que o hospital divulgou nas redes do momento em que se encerra a ala dos doentes da Covid: é muito simbólico e emocionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima