Gripe espanhola e as greves comandadas por Lula são temas de podcast de livros

Episódio de "O que ler agora?" desta semana já está disponível

A viagem do navio que trouxe a gripe espanhola para o Brasil em 1918 é um dos temas do podcast “O que ler agora?”, que o Plural apresenta todas as segundas-feiras. O livro “Demerara” é a estreia do jornalista Wagner Barreira, conhecido por sua biografia de Lampião e Maria Bonita, na ficção.

A pesquisa para o livro começou quando Wagner foi atrás da história de seu avô espanhol, e acabou descobrindo que ele chegou ao Brasil no mesmo navio que trouxe a infestação que devastou milhões de vidas mundo afora. A partir daí, ele foi preenchendo os detalhes com os documentos que encontrou e com sua imaginação – e o resultado é uma belíssima reconstrução histórica do Brasil de cem anos atrás.

O segundo livro do episódio é a peça teatral “O pão e a pedra”, que trata das greves do ABC paulista no fim da ditadura militar. Escrita pelo dramaturgo Sérgio de Carvalho, da Companhia do Latão, a peça fala da vida cotidiana dos operários, do contexto político do Brasil da época e também da grande figura política que nascia naquele momento, o sindicalista Lula.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaOficina RaquelRua do Sabão e Temporal apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima