Gripe espanhola e as greves comandadas por Lula são temas de podcast de livros - Jornal Plural
12 jul 2021 - 9h26

Gripe espanhola e as greves comandadas por Lula são temas de podcast de livros

Episódio de “O que ler agora?” desta semana já está disponível

A viagem do navio que trouxe a gripe espanhola para o Brasil em 1918 é um dos temas do podcast “O que ler agora?”, que o Plural apresenta todas as segundas-feiras. O livro “Demerara” é a estreia do jornalista Wagner Barreira, conhecido por sua biografia de Lampião e Maria Bonita, na ficção.

A pesquisa para o livro começou quando Wagner foi atrás da história de seu avô espanhol, e acabou descobrindo que ele chegou ao Brasil no mesmo navio que trouxe a infestação que devastou milhões de vidas mundo afora. A partir daí, ele foi preenchendo os detalhes com os documentos que encontrou e com sua imaginação – e o resultado é uma belíssima reconstrução histórica do Brasil de cem anos atrás.

O segundo livro do episódio é a peça teatral “O pão e a pedra”, que trata das greves do ABC paulista no fim da ditadura militar. Escrita pelo dramaturgo Sérgio de Carvalho, da Companhia do Latão, a peça fala da vida cotidiana dos operários, do contexto político do Brasil da época e também da grande figura política que nascia naquele momento, o sindicalista Lula.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaOficina RaquelRua do Sabão e Temporal apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias