Greca cede e academias voltam a abrir

Prefeitura decretou o fechamento das empresas no sábado. Hoje, com a pressão do setor, Curitiba anunciou regulamentação para as atividades

O decreto municipal 774/20, do dia 13 de junho, suspende o funcionamento de diversas atividades e serviços em Curitiba. Enquanto perdurar o risco médio para coronavírus, estabelecido na Bandeira Laranja, não poderão abrir: bares, parques, praças, igrejas, clubes e academias. Estas últimas, porém, depois de fazer manifestos em frente à Prefeitura e à casa do prefeito, conseguiram autorização para voltar a abrir.

Segundo o governo de Rafael Greca (DEM), a reabertura só pode ocorrer depois da assinatura de um termo, que ainda está sendo elaborado. Ele deve regularizar o funcionamento das atividades físicas.

As propostas foram debatidas com representantes de 14 academias de ginástica e esportes, nesta segunda-feira (15). Entre as sugestões apresentadas pelo Município está a adesão das empresas a um Termo de Responsabilidade Sanitária para o enfrentamento da covid-19. O documento seria obrigatório para volta às atividades.

Porém, muitas academias já anunciaram a reabertura para esta terça-feira (16). “O setor das academias de ginástica trabalhou intensamente no dia de hoje e conseguiu, junto à Prefeitura Municipal de Curitiba, que as academias posam abrir suas portas novamente. Assim, informamos que reabriremos a partir de amanhã (16/6), seguindo todos os protocolos de segurança e mantendo as medidas tomadas nas últimas semanas”, diz a mensagem encaminhada a alunos de uma das maiores academias de Curitiba.

A Prefeitura afirma que as possibilidades de mudança em relação ao estabelecido no decreto 774 serão definidas esta semana e que está estudando formas de melhorar a regulamentação das atividades. No entanto, não informou se haverá multa para as empresas que decidirem abrir antes da definição das regras.

“Estamos sensíveis ao problema econômico enfrentado pelo setor, mas não pode relaxar em relação a todas as medidas de controle da covid-19”, disse o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, depois da reunião. “Qualquer alteração só será possível mediante ampla segurança e posturas sanitárias adequadas, que serão apresentadas esta semana pela Saúde.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima