Grande Curitiba tem 19 casos de variantes do coronavírus

Das contaminações, 14 foram divulgadas hoje, sendo duas pela nova cepa vinda do Reino Unido

A Região Metropolitana de Curitiba possui o total de 19 casos confirmados de duas novas cepas do coronavírus, 18 deles na Capital. Novos contaminados com as variantes foram registrados nesta sexta-feira (16) no Paraná, que tem, ao todo, 22 confirmações da mutação viral até agora. Só na Capital, são 14 casos de variantes do coronavírus anunciados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Todos os diagnósticos de Curitiba são da mutação chamada de P1, a mesma registrada na cidade no dia 17 de fevereiro, com quatro casos vindos de Manaus. O outro paciente com a cepa, na ocasião, foi internado em Campo Largo, cidade da RMC. Além destes cinco casos anteriores, hoje foram 14 novos – sendo oito mulheres e seis homens, com idades entre 21 e 76 anos.

Com maior capacidade de contágio, a nova mutação do vírus também parece ser mais potente. Dentre os 14 novos pacientes com a P1 em Curitiba, dez deles precisaram ser internados.

Procedência

Dos 14 casos atuais da Capital paranaense, cinco vieram do Amazonas, três residem em Curitiba e viajaram para Manaus, e dois tiveram contato com pessoas provenientes também daquele Estado. Os outros quatro são de pacientes transferidos de Manaus para Curitiba para tratamento da Covid-19.

No Paraná, mais uma pessoa foi confirmada com a variante P1 nesta sexta: uma idosa de 87 anos residente em Ponta Grossa, que morreu pela doença. Em Maringá, uma mulher de 39 anos e seu filho, de quatro, apresentaram as duas primeiras variantes B.1.1.7 no Estado. Eles tiveram contato com um parente que veio de Londres, na Inglaterra.

Todos os casos permanecem em investigação epidemiológica pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), que envia as amostras para a Fiocruz/RJ.

Até este dia 26 de fevereiro, Curitiba tem 2.905 óbitos em decorrência do coronavírus, sendo 140.260 casos confirmados, dos quais 6.750 estão ativos, ou seja, em fase de transmissão. Somente hoje, foram 919 novos infectados e 18 mortos pela doença na cidade.

O anúncio da nova cepa do vírus circulando pela Grande Curitiba chega no dia em que o Estado decretou restrição de circulação de pessoas durante a noite e fechamento de comércios, academias e igrejas. As aulas presenciais também foram suspensas e o trabalho remoto voltou a vigorar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima