Governo adia PSS para o dia 10 de janeiro

Decisão acontece depois da Justiça suspender eleição de diretores e pedir que o governo se explique sobre o PSS

A prova de conhecimento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários da rede estadual de ensino será aplicada no início do ano que vem, em 10 de janeiro. O adiamento da avaliação marcada para o dia 20 deste mês se deve ao momento da pandemia no Paraná.

A mudança acontece depois da Justiça paranaense pedir que o Estado se manifeste a respeito de um pedido do Ministério Público para adiar a prova. A justiça também suspendeu a eleição de diretores de escolas estaduais.

O processo segue com as mesmas regras – apenas a data da prova foi transferida. Os locais de prova nas cidades-sede dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) serão divulgados em breve. Aproximadamente 40 mil dos 47 mil candidatos tiveram a inscrição deferida para fazer a avaliação.

O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar nas unidades do Estado em 2021. Na prática, contudo, ao longo do ano que vem essas vagas serão ampliadas, atingindo o mesmo patamar atual, das 20 mil vagas temporárias. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

Segundo o Governo do Estado ressalta serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a prova. No dia da avaliação, os locais de teste serão higienizados previamente e terão álcool gel à disposição para manuseio de objetos.

Será obrigatório o uso de máscara e todos os envolvidos vão passar por medição de temperatura na entrada. Os candidatos também receberão orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima