Fila de espera por leitos salta 80% em uma semana em Curitiba

Déficit de vagas chega a 240 leitos na rede hospitalar SUS da capital

Apesar das medidas tímidas de restrição a aglomeração de pessoas tomadas pela Prefeitura de Curitiba e pelo governo do Paraná, a situação da pandemia na capital piorou de forma acentuada nos últimos sete dias. Chegamos a 118% de ocupação real de leitos Covid-19 e um déficit de 240 vagas em hospitais. E a fila de espera por uma internação para pacientes graves com Covid-19 deu um salto de 148 para 270 pessoas. Um aumento de 80%.

O número de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 que estão internados em leitos comuns também aumentou acentuadamente, saltando de 6 para 40 no período. Os números parecem indicar que estamos no início de uma nova onda de agravamento da pandemia na cidade. Mesmo assim a única medida tomada pela prefeitura foi voltar a declarar o chamado “lockdown” de fim de semana.

Nos dados do boletim Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há o registro de aumento de 27,9% no número de casos ativos nas últimas duas semanas. A média móvel de 7 dias de novos casos aumentou 11% na última semana e o número de óbitos nos últimos sete dias, porém, no mesmo patamar de 160 casos registrado na semana anterior.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima