Fila de carros para vacina chega a 13 km em Curitiba

Além da demora e do calor também houve problemas no aplicativo 'Saúde Já'

Pontos de vacinação contra Covid-19 voltaram a registrar longas filas nesta sexta-feira (26). Um dos locais de maior espera foi o drive-thru da Igreja Santo Antônio, no Boa Vista, onde carros com idosos esperaram mais de 4 horas para serem vacinados e a fila chegava até o Terminal do Santa Cândida. Isso num calor de 29°C.

O Plural acompanhou a história de Antônio Carlos Doro, de 72 anos. Para ele, o problema começou antes mesmo de ir à fila, quando teve complicações no cadastro do aplicativo ‘Saúde Já’, da Secretaria de Saúde de Curitiba, que ele baixou para se cadastrar no sistema público, há duas semanas. A SMS orienta que idosos e profissionais de Saúde façam o cadastro prévio, para “garantir maior agilidade na imunização”.

“O aplicativo é muito ruim. Eu fui entrar e fazer o meu cadastro e já tinha um cadastro com meu CPF, mas com endereço diferente do meu”, afirma Antônio. “O aplicativo não permite alteração e trava toda hora”, completa.

Ainda assim, hoje, a filha, Priscila Doro, convenceu o pai a ir tomar a vacina. “Eu o convenci porque acredito que a vacina é a solução pra voltar a uma vida normal, pra economia, para todos os problemas que esta pandemia trouxe.”

No entanto, quando foram ao caminho do drive-thru da Igreja Santo Antônio, descobriram que a fila já estava chegando no Terminal do Santa Cândida, onde pararam por volta das 14 horas. “É difícil para os idosos ficarem nesta situação. Está faltando planejamento”, avalia Antônio.

Fila tinha mais de 13 quilômetros entre o Boa Vista e o Santa Cândida. Vídeo: Priscila Doro

Depois de esperarem algumas horas, ele já sofria com o calor dentro do carro. Hoje os termômetros chegaram a 29°C. “Estamos há horas na fila e eu me sinto até constrangido em ter que esperar este tempo todo no sol e abafado.” A esta altura, já haviam conseguido uma senha de número 1, que indicava ser a primeira dose.

Às 18h10, mais de 4 horas depois da chegada na fila, Seu Antônio conseguiu a primeira dose da vacina Coronavac. Nenhum funcionário do posto de vacinação questionou o fato de seu cadastro no ‘Saúde Já’, constar como vacinado. “A sensação é de felicidade! Agora ele volta daqui uns dias, para tomar a segunda dose, e nós esperamos que não haja esta fila”, concluiu a filha Priscila.

Já era quase noite quando chegou a vez de seu Antônio ser vacinado. Foto: Priscila Doro

Pontos de vacinação

Nesta sexta-feira, receberam a primeira dose idosos com 72 anos. Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, para esse grupo não houve agendamento e a vacinação de idosos pode ser feita em 13 pontos fixos, além das três opções de drive-thru. Os locais fixos funcionam das 8h às 18h. Os pontos drive-thru funcionam das 8h30 às 16h30.

A SMS anunciou ainda que, com a chegada de novas doses da Coronavac, irá ampliar a vacinação para pessoas de 70 a 69 anos. “A Prefeitura irá abrir os pontos de vacinação no próximo domingo (28/3), quando serão imunizadas as pessoas com 70 anos completos. E na segunda-feira (29/3), serão vacinadas pessoas com 69 anos completos. Neste sábado (27/3) serão vacinadas com doses anteriormente recebidas pessoas de 71 anos completos.”

No domingo (28), os pontos fixos funcionarão das 8h às 17h. Os pontos drive-thru atenderão das 8h30 às 16h.

Também serão abertos mais dois pontos fixos de vacinação, nas unidades de saúde Visitação, na Regional Boqueirão, e Uberaba, na Regional Cajuru. “Para não haver aglomeração, a SMS orienta que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde.”








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4 comentários em “Fila de carros para vacina chega a 13 km em Curitiba”

  1. Pouca vergonha dos organizadores, nota 0 para eles.
    Minha vó teve que ficar quase 4 horas nessa fila.
    Segurou sua vontade de ir no banheiro por quase 1 hora até que não resistiu e teve que ir no banheiro de um terminal se arriscando e anulando os benefícios do drive-thru.
    Por pouco ficamos sem gasolina, o que teria feito a gente perder lugar na fila e enfrentar essa agonia tudo de novo em outro.

  2. Creio que está fazendo falta jornalismo aí. Vamos ser mais sérios nas críticas. O aplicativo funciona bem, o drive-thru é uma opção pessoal, enfim… preocupação muito grande do Plural em sempre criticar, criticar… já foi melhor.

  3. “No App também constava que ele já havia sido vacinado na data de ontem”

    ERRADO. Ali é a aba mensagem. A MENSAGEM foi recebida, não a vacina

  4. Fui à Unidade de Saúde Vila Diana, no Abranches, já sabendo que se tivesse fila pelo menos teria também uma gostosa paisagem de bairro para apreciar. A fila não dava nem 150 metros, e até fiz amigos nesse percurso, que aliás foi rápido. Em meia hora ou 40 minutos já estava arregaçando a manga para duas gentilíssimas funcionárias do setor Saúde da Prefeitura. Lendo na matéria muito bem escrita do Plural sobre a longa demora nos drive-thrus (que imploram por uma boa tradução), chego à conclusão de que… melhor não. Ficar assando dentro de um carro só porque Vc tem 72 anos ou 36 em cada perna é se entregar para os paraguaios. Não vista a fantasia de velhinho. É por aí que a sociedade trata de desqualificar os velhotes.

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