Festival de Cinema Negro? Tem também

Evento é gratuito e será transmitido para todo o Brasil entre 11 e 20 de dezembro.

Saudades de um festival de cinema? Sem aglomeração, o Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo chega na sua casa e marca presença no escurinho do seu cinema pessoal. O evento online e gratuito acontece de 11 a 20 de dezembro de 2020, promovendo as narrativas da atuação, realização e produção do audiovisual negro em todo o país.

Cinco mostras, além de oficinas e aulas, compõem o festival. A Competitiva Nacional traz filmes realizados por cineastas brasileiros; a Mostra África do Sul, um recorte de filmes que a cada ano percorre um país do continente africano, e a Mostra Entre-Mares promove filmes de pessoas negras de diáspora. Já a Mostrinha Griot conta com filmes para crianças, e o Panorama Aline Motta, com um conjunto de filmes da cineasta. As sessões de abertura e de encerramento também são espaço de exibição, trazendo os longa-metragens “Umd ia com Jerusa” e “Chico Rei entre nós”.

Durante os dez dias de festival, 48 filmes serão exibidos pela TODESPLAY, uma plataforma global de streaming gerenciada pela APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Cada exibição fica disponível em média entre 24h e 48h, podendo ser acessada a qualquer momento. Haverá, ainda, transmissões ao vivo e debates. 

Criado em 2018 por uma produtora paranaense vocacionada para o audiovisual negro, o Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo tem como objetivo proporcionar um espaço de exibição de filmes pensados, realizados e protagonizados por pessoas pretas em território nacional. 

“Após dois anos realizando uma Mostra de caráter independente, lotando as salas de cinema em Curitiba e demonstrando de forma visível o potencial cultural – social e econômico – que se estabelece a partir da abertura de novas janelas de difusão ao audiovisual negro, cativando público através de narrativas que transitam pelos mais variados gêneros e perspectivas, conquistamos um espaço singular no cenário cultural e a confiança junto a grandes empresas e instituições que possibilitaram a transmutação de nosso evento numa edição totalmente online e para todo o Brasil, se tornando agora um Festival de Cinema”, diz o diretor executivo do Festival, Andrei Bueno Carvalho.

Para a diretora artística do Festival, Bea Gerolin, “o Griot se coloca como uma janela de exibição e fomento de criações que apontam para um novo imaginário sobre pessoas pretas. Além de um espaço de difusão, apostamos também em ações formativas para o fortalecimento de outras pessoas pretas nas áreas técnicas e artísticas dentro do mercado audiovisual”. Para isso, o Festival oferece atividades formativas como a MasterClass; o Laboratório Griot; Oficinas de Crítica, Som e Produção para mídias digitais, e debates com realizadores da Mostra Competitiva e Panorama: Aline Motta.

A programação completa pode ser acessada no site do Festival.

Serviço:

Realização:  Cartografia Filmes.

Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo.

De 11 a 20 de dezembro.

Na Plataforma da TODESPLAY.

Evento Gratuito.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima