Festas e eventos religiosos são liberados em Paranaguá

Decreto municipal autoriza aniversários, casamentos, missas e jogos esportivos durante a pandemia

A cidade portuária de Paranaguá, no Litoral do Paraná, liberou nesta segunda-feira (5) a realização de festas comemorativas, como aniversários e casamentos. Também estão autorizados eventos religiosos. A partir de 23 de outubro, treinos, jogos e campeonatos esportivos em quadras privadas voltam a ser ofertados.

A medida para festas e eventos vale a partir desta sexta-feira (9) e foi validada por meio do decreto municipal 2.206/20. Ele autoriza as comemorações festivas mas limita a 50% a capacidade de público dos salões de festas, centros de convenções, hotéis e restaurantes.

Uso de máscaras, distanciamento social e aferição de temperatura são obrigatórios, assim como álcool em gel, higienização constante e ambientes arejados. Bebedouros, ar condicionado, pessoas do grupo de risco e crianças menores de 12 anos estão proibidos.

As empresas que prestam o serviço deverão assinar um termo de responsabilidade e se comprometer a proibir aglomerações, relatar o estado de saúde dos funcionários e cumprir as medidas de segurança.

O decreto que libera as atividades foi assinado pelo prefeito Marcelo Roque (Podemos), pela secretária de Saúde, Ligia Cordeiro, pelo secretário de Administração, José Marcelo Coelho e pela procuradora-geral do município, Brunna Marin.

Procurada pelo Plural, a Prefeitura de Paranaguá informou que tanto o número de casos novos quanto o número de óbitos tem diminuído progressivamente nos últimos dois meses, o que possibilitou a flexibilização de medidas restritivas. “Outrossim, a população foi largamente informada a respeito das medidas que precisam ser tomadas para evitar o contágio, estando assim apta a paulatinamente retomar as atividades sociais, com o controle necessário para que não haja excessos.”

Covi-19 no Litoral

Com 4.193 casos de coronavírus confirmados, Paranaguá teve 88 mortes por Covid-19 – maior número de todo o Litoral do Paraná, que possui 6.785 casos e 160 mortes. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em Guaratuba foram 776 infectados, em Pontal 523, em Morretes 460, em Antonina 428 e em Guaraqueçaba 47 casos confirmados da doença.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Festas e eventos religiosos são liberados em Paranaguá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima