Estudantes da UFPR repudiam “declarações de ódio” da chapa 1 | Jornal Plural
26 ago 2020 - 16h07

Estudantes da UFPR repudiam “declarações de ódio” da chapa 1

Discursos de candidatos à Reitoria da universidade preocupam Centros Acadêmicos

Alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifestaram-se publicamente “contra as declarações de ódio e anticientificistas da chapa 1 – UFPR Forte”. Por meio de seus Centros Acadêmicos, emitiram nota na qual afirmam sua preocupação e repúdio aos discursos do candidato a reitor, Horácio Tertuliano, e sua vice, Ana Paula Cherobim.

Segundo os estudantes, suas falas  “se alinham fortemente com a trajetória de ataques à educação vindos do Governo Bolsonaro e do Ministério da Educação”. Elas “deslegitimam a educação pública e a produção científica, atacam a política de cotas e os cotistas e ridicularizam a importância das políticas de permanência”.

Para os alunos, “os posicionamentos da chapa 1 demonstram, sobretudo, uma subserviência ao governo de Jair Bolsonaro e à sua agenda econômica austera, pautada no corte de verbas de áreas fundamentais, aliado à repulsa ao saber científico e a desumanização das vidas perdidas”.

Na nota, eles repudiam as declarações, que enxergam como “ataque direto à ciência, à universidade, ao saber científico e em exaltação à sinofobia. Não há espaço para racismo e nem para a perseguição à ciência na UFPR que queremos”. Eles também pedem que a Comissão Paritária de Consulta, responsável pelas eleições à Reitoria, “tome as medidas cabíveis”.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

4 comentários sobre “Estudantes da UFPR repudiam “declarações de ódio” da chapa 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias