Erro burocrático faz mulher “roubar” vacina de pessoa com o mesmo nome

Homônima tomou dose de reforço, mas lançamento foi feito no nome de professora, que agora não pode tomar a vacina

Uma cidadã curitibana está sendo impedida de tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid em razão de um problema burocrático. Uma outra pessoa de nome idêntico foi tomar a vacina e o registro foi feito no nome da homônima.

A professora universitária descobriu a situação quando foi verificar pelo aplicativo se já podia tomar a terceira dose. Para sua surpresa, além das duas vacinas que ela de fato tomou (na Ouvidor Pardinho), aparecia mais uma, recebida dias antes, num drive thru no Uberaba.

Como não tinha sido ela que compareceu ao posto no Uberaba, a professora procurou a prefeitura para saber o que fazer. Até este domingo, só havia sido informada de que seu caso foi repassado para análise no Distrito Sanitário do Cajuru. Com isso, embora já esteja na data de tomar a nova vacina, a professora continua esperando.

Ao Plural, a Secretaria de Saúde informou que vai atualizar os cadastros das duas homônimas para que o lançamento da vacina apareça no nome certo.

Veja a nota completa da prefeitura:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) verificou a situação vacinal para a covid-19 da usuária e verificou uma ocorrência cadastro de duas pessoas com esse nome, homônimas perfeitas.

Ao ser constatado que uma dose de reforço aplicada nesta quarta-feira (19/1) foi registrada no cadastro da homônima que ainda aguarda por essa aplicação, a SMS providenciou a atualização dessa informação para o cadastro correto. Assim, a usuária que ainda precisa recebe essa dose complementar o faça no período adequado. Os dados serão atualizados no Aplicativo Saúde Já.

A SMS também reforçou com suas equipes a necessidade de redobrar a atenção na atualização dos registros da vacina no sistema nos casos de cadastros com mesmo nome e agradece o contato que permitiu a correção dos dados.

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