Em quatro dias, Curitiba registra 162 novos casos de Covid e cinco óbitos

Número de internados e pacientes em UTI também deu salto nos últimos dias

Atualização: terça-feira (9/6), às 19h35.

ATENÇÃO! A divergência entre dados municipais e estaduais acontece pois não há um sistema integrado das informações. Além disso, os critérios de divulgação da Secretaria da Saúde do Paraná e da Secretária Municipal de Saúde são diferentes. Mais detalhes em breve.

Nesta terça-feira (9/6), Curitiba registrou 47 novos casos de Covid-19. A cidade soma 1.399 confirmações da doença, 162 nos últimos quatro dias – de sábado (6/6) até hoje. O número de óbitos também tem subido: são dois novos registrados em 24 horas, somando 63 mortes pela doença.

As novas vítimas do coronavírus na cidade são duas mulheres: uma tinha 56 anos, nenhuma doença crônica, e estava internada por complicações da infecção. A outra, era uma mulher de 67 anos, com várias comorbidades, que passou duas semanas internada.

O número de internações também vem subindo nos últimos dias: agora são 113 pacientes internados por complicações. Se antes, a média de pessoas nas UTI se mantinha na casa dos 20, os registros aumentaram gradativamente. Agora, são 57 pacientes em UTI e 11 fazendo uso de respiradores. A cidade registrava, dias atrás, média de quatro pacientes precisando do suporte ventilatório.

Segundo a médica infectologista, Marion Burger, um aumento dos números era esperado pelo município, que anunciou a ampliação dos testes na semana passada – o crescimento de confirmações, no entanto, foi maior do que a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde: “O que estamos vendo é um número maior do que esperávamos”, disse a médica.

Há, ainda, 2.271 casos descartados para a doença, e 1.043 pacientes que já se recuperaram. 322 óbitos por quadros respiratórios foram investigados, mas tiveram resultado negativo para a doença, outras sete mortes aguardam exames.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde confirma 287 novos casos de Covid-19 e mais e dez óbitos, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (9/6). No Paraná, 7.314 pessoas foram infectadas e 253 morreram por causa do novo coronavírus. Há ao menos um caso em 285 municípios paranaenses e mortes registradas nas 22 Regionais de Saúde.

Há 317 pacientes com o diagnóstico confirmado de Covid-19 internados nesta terça-feira (9/6). Ocupam leitos do SUS 236 pessoas, 85 delas em UTI e 151 em leitos clínicos/enfermaria. Outras 81 estão em leitos da rede privada (33 em UTI e 48 em leitos clínicos/enfermaria).

A secretaria estadual divulga a morte de mais dez pacientes. Todos estavam internados. São seis homens e quatro mulheres que morreram entre 9 de maio e 8 de junho, com idades entre 60 e 87 anos. Os pacientes que morreram em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus são: um homem, de 72, residia em Guarapuava, que faleceu em 9 de maio; outro homem, de 76 anos, residente em Curitiba, que morreu no dia 2 de maio. Em 04 de junho, falecerem: uma mulher, 84, que residia em Campo Magro; um homem, 87, residia em Curitiba; e outra mulher, 71, residia em Carambeí.

Em 6 de junho, faleceu um homem, 60, que morava em Cantagalo; no dia seguinte, 7 de junho, faleceram: dois homens, um de 72 que morava em Fazenda Rio Grande e outro de 75 que residia em Curitiba. Em 8 de junho foram computados dois óbitos – duas mulheres, uma residia em Cascavel, de 61 anos; outra, de 78 anos, morava em Curitiba.

O monitoramento registra 96 casos de Covid-19 de pessoas atendidas no Paraná, mas que não moram no Estado. Sete pessoas foram a óbito.

No Paraná, 285 cidades têm ao menos um caso confirmado de Covid-19 e 88 municípios registram mortes em decorrência da doença. Novas confirmações: Cascavel e Londrina com 62 casos cada; Curitiba, confirmando 35 casos; Maringá com 14; Morretes com 13; Toledo com sete casos; Cambé, Cornélio Procópio e Santa Helena com seis casos cada; Apucarana, Campo Largo, Campo Mourão, Clevelândia e São José dos Pinhais com quatro casos cada; três casos confirmados em Fazenda Rio Grande, e outros três em Rolândia; Assis Chateaubriand, Centenário do Sul, Colombo, Florestópolis, Ibiporã, Jaguariaíva, Matinhos, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, Santa Terezinha de Itaipu, Telêmaco Borba e Tupãssi com dois casos cada.

Arapongas; Cafelândia; Cambará; Campo Magro; Chopinzinho; Colorado; Coronel Domingos Soares; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Itaguajé; Jacarezinho; Medianeira; Nova Esperança; Palmas; Paranavaí; Pato Bragado; Peabiru; Piraí do Sul; Quedas do Iguaçu; Realeza ; Santo Inácio; São Tomé; Terra Roxa e Umuarama registraram um caso cada.

O boletim sofreu dois ajustes: três casos confirmados em 25 de maio em Céu Azul foram transferidos para Alta Floresta (MT). Um caso confirmado na data de 24 de abril em Santo Antônio do Caiuá foi excluído por duplicidade de notificação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima