Em Curitiba, transmissão do coronavírus acontece entre familiares | Jornal Plural
Clube Kotter
5 jun 2020 - 18h13

Em Curitiba, transmissão do coronavírus acontece entre familiares

Perfil de transmissão foi observado pela Secretaria Municipal de Saúde

ATENÇÃO! A divergência entre dados municipais e estaduais acontece pois não há um sistema integrado das informações. Além disso, os critérios de divulgação da Secretaria da Saúde do Paraná e da Secretária Municipal de Saúde são diferentes. Mais detalhes em breve.

“Nada adianta a pessoa idosa ficar isolada se os demais membros da família vão e frequentam essa casa rotineiramente”, alertou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. Segundo ela, o perfil de transmissão observado na cidade acontece dentro das famílias – entre parentes que fazem reuniões.

“Essa transmissão nas reuniões familiares acontece com muita frequência na transmissão do novo coronavírus”, diz a médica infectologista, Marion Burger. Há casos, de acordo com o órgão, de internamentos e óbitos em que as vítimas recebiam visitas constantes da família. A dica é evitar reuniões com mais de quatro pessoas e – mesmo no ambiente familiar – fazer o uso de máscaras.

Números e análise

Nesta sexta-feira (5/6), Curitiba registrou 25 novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Agora, a capital paranaense soma 1.237 casos confirmados, 2.205 descartados, 274 suspeitos, 982 recuperados e 54 óbitos.

O falecimento registrado ontem, de um homem em São Paulo que seria residente em Curitiba, foi retificado. No entanto, uma mulher de 85 anos – de Curitiba – morreu após passar dez dias internada. Além da idade, ela era hipertensa.

Curitiba já registra uma taxa de mortalidade maior do que o estado do Paraná: na capital, o vírus mata 4.4% dos infectados, no Paraná essa porcentagem fica em 3.7%. Desde 24 de maio, a cidade tem registrado todos os dias pelo menos um novo óbito. 80% das mortes foram de pessoas acima dos 60 anos, 94% deles tinham pelo menos um fator considerado de risco. “Não que os jovens não morram, mas a probabilidade é maior nesse grupo”, salientou a secretária.

Há, ainda, 59 internações em hospitais do município por complicações da Covid-19: 25 casos graves estão em UTI, e quatro fazem uso de respiradores. De acordo com Burger, embora o número de internamentos por síndromes respiratórias se mantenha quase o mesmo, a proporção de casos confirmados de Covid-19 aumentou, “mostrando que o vírus está se espalhando pela cidade”, disse.

No Paraná

Nesta sexta-feira (5/6) o Paraná registrou o maior número de casos e de mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia. O informe traz 533 novas confirmações da doença e 13 óbitos. Chega a 6.347 o número acumulado de pessoas infectadas e que 227 morreram em decorrência da doença. Há registro da Covid-19 em 273 municípios do estado, e em 81 ocorreu ao menos um óbito.

O secretário da Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade de manter o distanciamento social. “Os números do Paraná crescem rapidamente. E pelo que estudamos das projeções, tendo em vista o que já ocorreu em outros locais, vamos ter aumento de casos”, alerta o secretário. “Nos preocupa muito as pessoas nas ruas, porque um organismo pode reagir bem à doença, mas outro não. E se muitos precisarem de internamento em UTI, sabemos que não haverá para todos ”, enfatiza.

ÓBITOS – Todas as 13 pessoas que foram a óbito estavam internadas. As mortes ocorreram entre 1º e 5 de junho. Foram sete mulheres e seis homens, com idades que variam entre 34 e 90 anos. No dia 1º de junho ocorreram dois óbitos. Uma mulher, 45 anos, Campina Grande do Sul, e um homem, 74 anos, de Piraquara. Na terça-feira (2) faleceu uma mulher de 70  moradora de Cambé. Na quarta-feira (3), seis pessoas morreram. Três mulheres: residente de Cornélio Procópio, 90 anos; moradora de Curitiba, 50 anos; e moradora de Toledo, de 34 anos. Um dos homens residia em Bela Vista do Paraíso, tinha 66 anos; outro morava em Cascavel, 73 anos; e outro de Ibiporã, que morreu aos 71 anos.

Na quinta-feira (4), mais três óbitos, de duas mulheres e um homem. Uma residia em Curitiba e tinha 85 anos e a outra morava em Londrina e tinha 89 anos. O homem era morador de Rolândia e tinha 78 anos. Nesta sexta-feira (5) um morador de Maringá foi a óbito, o homem tinha 74 anos.

INTERNADOS – Nesta sexta-feira, estão internados 314 pacientes com o diagnóstico confirmado para Covid-19. Do total, 230 estão em leitos SUS (85 em UTI e 145 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).

O Paraná tem 1.947 leitos SUS exclusivos Covid-19, que atende pacientes com suspeita ou com diagnóstico já confirmado da doença. A taxa média de ocupação dos leitos está em 34%. São 658 leitos de UTI adulto, dos quais 304 ocupados (46%) e 1.182 enfermaria, sendo 354 ocupados (30%). Dos leitos pediátricos são 37 de UTI, dos quais nove ocupados (24%) e 70 de enfermaria, com três ocupados (4%).

A quantidade pode variar porque além dos leitos em unidades próprias do Estado, a Secretaria da Saúde contrata diretamente leitos em unidades hospitalares filantrópicas e privadas para atendimento a pacientes Covid-19, quando necessário.

MUNICÍPIOS – Atualmente, são 273 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 81 municípios há registro de óbitos pela doença. Quantidade de casos novos e municípios, registrado segundo os critérios de divulgação da Sesa:
86 casos confirmados – Curitiba
71 casos confirmados – Cascavel
49 casos confirmados – Londrina
22 casos confirmados – Toledo
21 casos confirmados – Cornélio Procópio
18 casos confirmados – Pinhais
17 casos confirmados – Piraquara
13 casos confirmados – Maringá
12 casos confirmados – Cianorte e Ponta Grossa
10 casos confirmados – Colombo e Campina Grande do Sul
9 casos confirmados – São José dos Pinhais
6 casos confirmados – Foz do Jordão; Fazenda Rio Grande; Nova Fátima
5 casos confirmados – Araucária; Santa Mariana; Quatro Barras; Campo Largo; Santa Terezinha de Itaipu; Cruzeiro do Oeste; Uraí; Abatiá
4 casos confirmados – Ribeirão do Pinhal; Rolândia; São Tomé; Terra Boa; Almirante Tamandaré; Indianópolis
3 casos confirmados – Bituruna; Tuneiras do Oeste; Tijucas do Sul; Campo Bonito; Mandirituba; Andirá; Cambé; Assis Chateaubriand; Apucarana; Santa Amélia; Santa Cecília do Pavão; Japurá
2 casos confirmados – Santo Antônio da Platina; Francisco Beltrão; Pitanga; Araruna; Guarapuava; Salgado Filho; Diamante do Sul; Morretes; Siqueira Campos; Agudos do Sul; Terra Rica; Palotina; Imbaú; Joaquim Távora
1 caso confirmado – Tibagi; Marialva; Santa Inês; Campina da Lagoa; Matinhos; Pinhão; Três Barras do Paraná; Piraí do Sul; Alvorada do Sul; Ibaiti; Sapopema; Coronel Domingos Soares; Braganey; Planalto; Palmas; Antônio Olinto; Bela Vista do Paraíso; Porto Barreiro; Enéas Marques; Irati; Quitandinha; Céu Azul; Rancho Alegre; Sertaneja; Reserva; Telêmaco Borba; Itaúna do Sul; Assaí; Japirá; Paiçandu; Cruzmaltina; Tomazina; Salto do Itararé; Congonhinhas; Bandeirantes; Leópolis; Lindoeste.

O monitoramento da Secretaria da Saúde registrou 12 casos novos de residentes de fora. São 87 pessoas que moram em outros estados e foram atendidas por aqui. Seis pessoas foram a óbito.

ALTERAÇÕES – Um óbito confirmado dia 02 de junho, em Céu Azul, foi transferido para Alta Florestam (MT); um confirmado dia 9 de maio em Campo Bonito foi transferido para Guaraniaçu; a confirmação do dia 03 de junho em Colombo foi transferida para Piraquara. Dois casos confirmados dias 30 e 31 de maio, em Araucária foram transferidos para Curitiba, e mais dois confirmados dia 30 de maio em Cascavel foram excluídos por duplicidade de notificação. Houve exclusão por duplicidade de notificação, também, em um caso confirmado dia 31 de maio, em Três Barras do Paraná; um do dia 03 de junho, em Piraquara, e outro de 03 de junho, em Curitiba.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias